Início » Economia » Um ícone de Nova York fecha as portas
FAO Schwarz

Um ícone de Nova York fecha as portas

A FAO Shwarz nunca soube transformar a diversão de passear pela loja em um negócio lucrativo

Um ícone de Nova York fecha as portas
A notícia do fechamento da FAO foi um choque até para os nova-iorquinos (Foto: Wikipedia)

A FAO Schwarz fechará as portas na Quinta Avenida no próximo mês. Mesmo para os nova-iorquinos acostumados a mudanças, a notícia foi um choque. O dono da loja, Toys “R” Us, disse que estava rescindindo o contrato de aluguel dois anos antes para economizar dinheiro, sem planos definidos de abrir outra loja. Ele continua comprometido com a marca, mas não no prédio atual nem no mesmo local.

FAO, como os moradores de Nova York chamam a loja, é uma presença emblemática na cidade desde 1870. Seu endereço atual perto da Apple Store, do Bergdorf Goodman, do Plaza Hotel e do Central Park, é o local de varejo mais caro do mundo, a US$37,700 por metro quadrado. Mas embora milhões de pessoas visitem a loja todos os anos, na maioria turistas, poucos compram alguma coisa. As pessoas visitam a loja por curiosidade e, em seguida, compram em um lugar mais barato: em geral, na Amazon ou na Walmart.

Ao contrário de lojas de brinquedos mais perto do centro da cidade, como Lego Store e American Girl Place, a FAO nunca soube transformar a diversão de passear pela loja, até para adultos, em um negócio lucrativo. Os três andares da FAO parecem mais com Toyland ou Santa’s Workshop, do que com uma loja que vende brinquedos. Figuras de Lego em tamanho natural de personagens de Guerra nas estrelas, leopardos gigantescos, mas tão fofos que as pessoas têm vontade de abraçar e um quarto de crianças cheio de bonecas parecem um cenário destinado a seduzir e não a vender. As crianças de todas as idades são incentivadas a brincar com o que está exposto na loja. Como Chris Byrne, um analista do setor de brinquedos, comentou, “Eles deveriam ter cobrado ingresso para visitar a FAO”.

Fontes:
The Economist - Too much fun to make money?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *