Início » Economia » Um novo sistema de vigilância por satélite irá combater a pesca ilegal
Tecnologia

Um novo sistema de vigilância por satélite irá combater a pesca ilegal

Um sistema de monitoramento por satélite irá permitir a montagem e um dossiê de provas sobre pesca ilegal

Um novo sistema de vigilância por satélite irá combater a pesca ilegal
A quantidade de peixes pescados de forma ilegal pode chegar a 26 milhões de toneladas todos os anos, no valor de mais de US$23 bilhões (Foto: Reprodução/Economist)

Com apenas alguns cliques do mouse um sistema de monitoramento por satélite divulgado esta semana, poderá compilar um dossiê de provas sobre as operações de pescas clandestinas.

A escala da pesca ilegal e não noticiada é, por razões óbvias, difícil de avaliar. O Pew Charitable Trusts, um grupo de pesquisa norte-americano, calcula que cerca de um peixe em cinco servido em restaurantes ou vendido em mercados foi pescado clandestinamente. A quantidade de peixes pescados de forma ilegal pode chegar a 26 milhões de toneladas todos os anos, no valor de mais de US$23 bilhões.

A repressão a esse comércio ilegal ajudaria os países cujos recursos estão sendo roubados. Ajudaria também a preservar a rica fauna marinha dos oceanos e algumas espécies de peixes ameaçados de extinção.

Esse novo sistema de monitoramento foi desenvolvido pelo Satellite Applications Catapult, um centro de inovação apoiado pelo governo britânico com sede em Harwell, perto de Oxford, em colaboração com o Pew Charitable Trusts. Em essência, é uma grande base de dados, que reúne e cruza informações de dezenas de milhares de barcos de pesca no mundo inteiro. O sistema é equipado com um espaço virtual de observação, semelhante ao centro de controle de uma missão espacial. Um vídeo enorme mostra o mapa do mundo, com grupos de pontos iluminados, que sinalizam os locais dos barcos de pesca.

Fontes:
Economist-Dragnet

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *