Início » Economia » Uma nova oportunidade de negócio
Setor agrícola

Uma nova oportunidade de negócio

Os investidores institucionais, como os fundos de pensão, veem no setor agrícola uma excelente oportunidade de investimento

Uma nova oportunidade de negócio
Investidores audaciosos estão procurando uma maneira de aumentar seus fundos de investimentos (Reprodução/Plainpicture)

Nos próximos 40 anos, os seres humanos terão de produzir mais alimentos do que nos 10 mil anos anteriores. Mas com a expansão das cidades para regiões rurais, os lucros da produtividade agrícola diminuíram, e com o aumento da demanda de biocombustíveis, a oferta não atende mais à procura. Fazendeiros inteligentes, cientistas e empresários têm mil ideias para solucionar esse impasse. Porém precisam de dinheiro para viabilizá-las.

Os especialistas em finanças que compram e vendem empresas apostam nessa nova oportunidade de negócio. A agricultura não é um setor aberto à especulação do mercado financeiro: nove entre dez fazendas são administradas por famílias. No entanto, a demografia está forçando uma mudança de mentalidade. A idade média dos fazendeiros na Europa, Estados Unidos e na Nova Zelândia é de quase 60 anos. Com frequência, não têm sucessores, porque os filhos não querem trabalhar no campo ou não têm condições de comprar a parte dos outros membros da família. Além disso, a adoção de novas tecnologias e formas de cultivo em uma escala cada vez maior exige um capital que poucos fazendeiros têm, mesmo depois de anos de ótimos preços das safras.

Os investidores institucionais, como os fundos de pensão, veem no setor agrícola uma excelente oportunidade de investimento, seja para fazer seus próprios negócios, ou para criar parcerias com fundos especializados.

Fontes:
The Economist-Barbarians at the farm gate

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *