Início » Economia » Vaticano lidera consumo per capita de vinho no mundo
VATICANO

Vaticano lidera consumo per capita de vinho no mundo

O vinho da eucaristia não é levado em consideração nesta análise

Vaticano lidera consumo per capita de vinho no mundo
O vinho é um dos presentes mais comuns para o papa, que também os compartilha regularmente com os habitantes da cidade do Vaticano (Foto: Divulgação/Vinícola Torciano)

No mês passado, o Papa Francisco falou sobre o primeiro milagre de Jesus, quando ele transformou água em vinho durante uma festa de casamento. “A água é necessária para a sobrevivência, mas o vinho expressa a abundância de banquetes e a alegria das celebrações (…) Não há celebração sem vinho”, disse o papa.

Leia mais: O mercado dos vinhos de produção limitada está em expansão

A cidade do Vaticano conta com uma população de 842 pessoas e tem o maior consumo per capita de vinho do mundo, segundo o Instituto do Vinho da Califórnia, uma organização americana que analisa a tendência. Segundo eles, cada residente do Vaticano consome cerca de 74 litros de vinho anualmente, o que equivale ao dobro do consumo per capita do resto da Itália, além de ser sete vezes o consumo per capita dos Estados Unidos.

Algumas pessoas podem pensar que esta grande quantidade tem relação com o vinho usado na eucaristia, só que este vinho usado nas missas nem entra na equação, segundo o instituto. O Vaticano pede o vinho usado nas missas de um distribuidor especial, porque este tipo de vinho precisa ser fermentado naturalmente e não pode ser misturado com nenhuma outra substância.

A razão mais lógica para o consumo elevado no Vaticano provavelmente é a demografia. Em sua maioria, a população é formada por prelados (autoridades eclesiásticas) e freiras, muitos dos quais vivem comunitariamente e jantam em salões onde o vinho flui livremente. Além disso, o vinho é um dos presentes mais comuns para o papa, que também os compartilha regularmente com os habitantes da cidade do Vaticano.

Como diria o Papa João XXIII, que também apreciava uma boa taça de vinho, “homens são como vinho, alguns viram vinagre, mas os melhores se aprimoram com a idade”.

Fontes:
The Daily Beast-Vatican Priests & Nuns Are Drowning In Wine

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Jesus transformou a água em vinho porque residia lá por aquelas bandas; se fosse no Brasil, ele a transformaria numa boa cachaça de alambique.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *