Início » Economia » Volvo investe na produção de carros autônomos
SETOR AUTOMOTIVO

Volvo investe na produção de carros autônomos

A Volvo investe na produção de carros autônomos para mercados promissores como a Uber e a China

Volvo investe na produção de carros autônomos
Volvo começará a entregar veículos autônomos para a Uber no próximo ano (Fonte: Reprodução/2017 Tony Webster/Flickr)

A Volvo começará a entregar veículos autônomos para a Uber no próximo ano como previsto anteriormente, apesar dos atrasos no programa de testes após um acidente fatal, disse Hakan Samuelsson, executivo-chefe da fabricante de automóveis sueca.

Em 2017, a Volvo assinou um acordo de venda de 24 mil carros autônomos XC90 para a Uber. Mas o programa de testes da Uber foi interrompido em março, após um acidente em que um dos carros autônomos da empresa atropelou e matou um pedestre na cidade de Tempe, no Arizona.

Um porta-voz da Uber confirmou o prazo de entrega dos veículos autônomos anunciado pela Volvo, mas não deu maiores detalhes. A empresa ainda não retomou os testes dos carros nas ruas das cidades, porque antes quer publicar um relatório sobre os procedimentos de segurança adotados pela empresa após o acidente.

A Volvo também anunciou um acordo de produção de veículos autônomos elétricos para a frota de táxi da empresa de internet chinesa Baidu. Os carros serão equipados com uma bateria projetada pela Volvo, porém existe a possibilidade de fabricação de uma bateria específica para esse tipo de veículo, disse Samuelsson.

A China é o maior mercado automotivo do mundo e tem o potencial de ser o país com o maior uso de carros autônomos em um futuro próximo.

Nas palavras de Ya-Qin Zhang, CEO da Baidu, a Volvo, desde sua fundação há um século, mantém a segurança de seus veículos em uma posição de destaque, com constantes inovações tecnológicas de ponta.

Segundo Samuelsson, o mercado de carros autônomos na China, liderado pela Baidu, é extremamente promissor. “É uma excelente oportunidade para que a Volvo seja uma das principais fornecedoras de veículos autônomos no mercado chinês”, disse. De acordo com estimativas de executivos da empresa, um terço dos carros vendidos em 2025 serão autônomos.

Diversos fabricantes de automóveis como Mercedes-Benz, BMW e Audi estão testando veículos autônomos na China em parceria com empresas locais do setor de tecnologia. Assim como a Ford, a Mercedes tem uma parceria estratégica com a Baidu para uso da plataforma Apollo de veículos autônomos em testes de seus carros. Porém, o contrato da Volvo é diferente do acordo da Mercedes e da Ford, porque a empresa trabalha em conjunto com os engenheiros da Baidu na produção dos veículos, uma parceria que integra os recursos tecnológicos da plataforma Apollo com o sistema de segurança da Volvo.

Fontes:
Financial Times - Volvo to start shipping self-driving cars to Uber next year

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *