Início » Economia » Zona do euro registra deflação pela primeira vez desde 2009
Queda nos preços

Zona do euro registra deflação pela primeira vez desde 2009

Preços ao consumidor nos 19 países europeus que usam a moeda caíram mais que esperado, trazendo a preocupação de uma intervenção do Banco Central Europeu

Zona do euro registra deflação pela primeira vez desde 2009
Deflação é perigosa porque indica que os consumidores não estão dispostos a gastar, o que é nocivo à economia (Reprodução/AFP)

A zona do euro registrou deflação pela primeira vez desde outubro de 2009. Segundo a agência de estatísticas europeia Eurostat, em dezembro de 2014, os preços ao consumidor nos 19 países europeus que usam a moeda caíram 0,2% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

De acordo com a Eurostat, a deflação foi causada pela queda no preço da energia, que está 6,3% mais barata que no ano passado. Excluindo esse fator, a zona do euro não registraria deflação, mas sim uma inflação de 0,6%.

A última vez que o euro registrou inflação foi em outubro de 2009, com uma queda de 0,1%. A queda nos preços foi maior do que o esperado e trouxe a preocupação de uma possível intervenção do Banco Central Europeu (BCE).

O BCE pretende manter uma taxa de inflação baixa na zona do euro, cerca de 2% ao ano. A deflação é perigosa porque indica que os consumidores não estão dispostos a gastar, o que é nocivo à economia.

Fontes:
The Telegraph-Eurozone officially falls into deflation, piling pressure on ECB
BBC-Deflation hits eurozone as energy prices fall
Financial Times-Eurozone falls into deflation for first time since October 2009

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *