Início » Economia » Zona do euro sai da recessão econômica
Crescimento do PIB

Zona do euro sai da recessão econômica

PIB do bloco cresceu 0,3%, particularmente impulsionado pelo crescimento econômico da Alemanha e da França

Zona do euro sai da recessão econômica
Após mais de um ano de crise, PIB do bloco europeu volta apresentar crescimento (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Após 18 meses de recessão econômica, a zona do euro apresenta sinais de recuperação. Dados da agência Eurostat mostram que o PIB do bloco cresceu 0,3% no segundo trimestre do ano, particularmente impulsionado pelo aumento do PIB da Alemanha (0,7%) e da França (0,5).

Porém, a volta do crescimento econômico não reflete a realidade de todos os 17 países do bloco. Um dos mais fracos, Portugal registrou uma retração de 1,1% na economia. O país foi um dos três que recorreram ao resgate econômico. Chipre e Grécia também foram regatados.

Outros países da zona do euro também registraram queda no crescimento econômico. A Espanha viu seu PIB cair em 0,1%. Itália e Holanda registraram queda de 0,2%.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Olli Rehn, se mostrou cético quanto ao anúncio da saída da recessão. “Ainda há obstáculos substanciais a ser superados. Os números foram baixos e as tentativas de crescimento são frágeis”, disse Rehn.

Com o maior crescimento entre os países do bloco, a Alemanha reafirmou sua posição como “carro-chefe” da zona do euro. Recentemente, o conselheiro econômico de Angela Merkel, Michael Fuchs, disse que o país tem grande chance de ser “a locomotiva que levará a Europa ao crescimento”.

Fontes:
BBC-Eurozone comes out of recession

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. ANA MARIA FREIRE disse:

    FAVOR RETIFICAR
    PORTUGAL TB TEVE UM CRESCIMENTO ECONÔMICO NESTE TRIMESTRE DE 1,1%…E NÃO UMA RETRAÇÃO, CONFORME INDICA O TEXTO ACIMA….APÓS MUITOS ANOS DE PERDAS, PARA SURPRESA GERAL TEVE ESSE CRESCIMENTO NO ÚLTIMO TRIMESTRE….QUE SE SOMOU TB AO CRESCIMENTO DA UNIÃO EUROPEIA EM 0,3% NO GLOBAL.
    FAVOR VERIFICAREM AS NOTÍCIAS DIVULGADAS HJ EM BRUXELAS……
    GRATA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *