Início » Internacional » ¡Ya me voy!
A Espanha e as Américas

¡Ya me voy!

Tanto latinos como locais estão partindo para o novo continente

¡Ya me voy!
O último que sair apague a luz: crise fez cerca de 20.000 espanhóis se mudarem para América latina (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

De 1997 a 2007, cerca de 1,5 milhão de latino americanos se mudaram para Espanha em busca de uma vida melhor – cerca de 300.000 apenas em 2007. Agora, com a Espanha em apuros e muitas economias latino americanas crescendo rapidamente, a maré virou. Os registros locais da Espanha mostram que cerca de 20.000 colombianos e 40.000 equatorianos deixaram o país em 2011, muitos dos quais foram tentar a sorte em seu país de origem.

Espanhóis estão vindo junto com os latino americanos que voltam para casa. Cerca de 20.000 espanhóis se mudaram para América Latina no ano passado, um alta em relação aos 3.700 que o fizeram em 2005. Os espanhóis que estão deixando o país tendem a ser jovens e ter um nível alto de educação. Embora cerca de 40% dos espanhóis conquistem um diploma universitário, muitos acabam ficando desempregados em seu próprio país. No entanto, suas habilidades estão sendo requisitadas na América Latina, onde um diploma de uma faculdade europeia é tido como prestigioso (embora as universidades espanholas não se saiam bem em rankings internacionais).

Há muito tempo a Espanha tenta desestimular a imigração a partir de suas antigas colônias. Agora que o contrário está começando a acontecer, as percepções também estão mudando. Os latino-americanos não tomam mais a Espanha como a terra de oportunidades que costumava ser. Cada vez mais, eles estão encontrando oportunidades em seus países natais.

Fontes:
The Economist-¡Ya me voy!

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *