Início » Vida » Ciência » ‘Nanoscopia’ leva o Nobel de Química
Ciência

‘Nanoscopia’ leva o Nobel de Química

Dupla de cientistas americanos e um alemão elevaram a resolução de microscópica à escala molecular

‘Nanoscopia’ leva o Nobel de Química
Trabalho dos pesquisadores Eric Betzig, William Moerner e Stefan Hell representa um grande avanço nos estudos da nanoscopia (Reprodução/AFP/JONATHAN NACKSTRAND)

A concepção de avanços na “nanoscopia” (tecnologia que permite a partir do uso de moléculas fluorescentes, ampliar a resolução dos microscópios à escala das moléculas), concedeu aos cientistas norte-americanos Eric Betzig e William Moerner, e ao alemão Stefan Hell, o Prêmio Nobel de Química de 2014.

Leia mais: Criadores do ‘GPS Cerebral’ levam o Nobel de Medicina
Leia mais: Japoneses inventores dos Leds azuis ganham o Nobel de Física

Através do trabalho dos três investigadores, as limitações da atual microscopia ótica, impostas pelas leis da física, serão superadas.

Antes, para visualizar estruturas muito pequenas (como parte de uma célula ou vírus) era preciso usar a microscopia eletrônica, que não pode ser empregada em estruturas vivas, já que requer a secção da amostra.

Com o uso da fluorescência, as estruturas passam a brilhar, aumentando o foco e a resolução do microscópio.

O desenvolvimento da tecnologia permitirá a visualização os fenômenos no interior de células vivas, como as sinapses entre os neurônios, a agregação de proteínas que leva ao aparecimento de doenças como Alzheimer, Parkinson e Huntington.

Pela descoberta, os pesquisadores dividirão o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,1 milhão, ou R$ 2,64 milhões).

“Hoje, a nanoscopia é usada no mundo inteiro e novos conhecimentos com grande benefício para a Humanidade são produzidos diariamente”, destacou a Real Academia de Ciências da Suécia em comunicado de anúncio do prêmio, divulgado na manhã desta quarta-feira, 8.

 

Fontes:
O Globo-Nobel de Química vai para o desenvolvimento da ‘nanoscopia’
Folha de S. Paulo-Nobel de Química vai para microscopia que permite enxergar funcionamento das células
O Estado de S. Paulo-Trio ganha Nobel de Química em microscopia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *