Início » Vida » Comportamento » 15 hábitos brasileiros que encantam turistas
Relativismo cultural

15 hábitos brasileiros que encantam turistas

Americana lista em seu blog 15 comportamentos tipicamente brasileiros que chamam a atenção do turista

15 hábitos brasileiros que encantam turistas
Por considerarmos triviais, muitas vezes não damos valor a coisas maravilhosas (Reprodução/Nicole Degreg)

Nicole Degreg é uma americana que viaja o mundo e relata suas impressões em seu blog, o Nicole Degreg’s Travels. Em sua passagem pelo Brasil, Nicole decidiu fazer uma lista de 15 coisas sobre o país que a encantaram, muitas das quais estão tão presentes em nosso dia-a-dia que não recebem o devido valor.

Veja abaixo a lista “15 observações interessantes sobre o Brasil e os brasileiros”, narrada por Nicole em seu blog.

1) Cerveja gelada

Os brasileiros não brincam em serviço. Aqui a cerveja é literalmente gelada, a ponto de às vezes congelar na própria garrafa. Ela é mantida em cima das mesas dos bares dentro de um protetor térmico, que a deixa gelada até o último gole!

2) Banhos noturno

Os brasileiros costumam tomar banho à noite pouco antes de deitar para dormir. Em algumas ocasiões tomam outro banho logo pela manhã.

3) Coxinhas

Um aperitivo feito de massa, recheado com frango desfiado e frito em óleo. Não preciso dizer mais nada!

4) Misto quente

No café da manhã, pão com presunto e queijo, acompanhado de manteiga ou requeijão, formam o chamado misto quente. Maravilhoso.

5) Oba!

Uma expressão comum para designar prazer no Brasil. Toda vez que escuto me faz sorrir.

6) Diminutivos

Os brasileiros gostam de usar em quase todas as palavras o sufixo “inho (a)” para dar ênfase à expressão. Exemplos disso são “bonitinha’, “fofinha”, “coitadinho” e “jeitinho”.

7) Beijos na bochecha

O número de beijos dados na bochecha varia dependendo da região do país, o que pode confundir alguns estrangeiros.

8 ) Elogios

No Brasil, os homens costumam elogiar as mulheres não somente com frases do tipo “Ei, linda”, enquanto a olham de cima a baixo, mas também dão “Parabéns” à moça, elogio mais cabível aos seus pais.

9) Trajes de banho pequenos

Independentemente do seu tipo físico, trajes de banho pequenos são comuns e esperados nas praias brasileiras. A regra vale para homens e mulheres.

10) Guardanapos de papel

Os guardanapos encontrados nos bares do Brasil tem infinitas utilidades, mas são de péssima qualidade.

11) Brigadeiros

Bolas de chocolate cobertas com granulado. Preciso dizer mais alguma coisa?

12) Polegares para cima

Acenar com o polegar para cima é um gesto comum e positivo em todas as partes do mundo. Mas no Brasil o uso é muito mais abundante. Pode significar “sim”, “concordo” e até “obrigado por me dar passagem nesse trânsito louco”.

13) Abacate doce

O Brasil é o único país que visitei onde as pessoas acham estranha a ideia de comer abacate salgado, como os usados em guacamoles, sanduíches e saladas. Ao invés disso, eles preferem servir a fruta batida, com leite e açúcar. A aparência fica similar a um pudim. A princípio eu estava relutante, mas é realmente muito bom.

14) Demonstrações públicas de afeto

O Brasil tem um povo muito afetuoso que gosta de contato físico. Essa afeição é demonstrada em locais públicos, especialmente por casais. É comum encontrar casais se beijando intensamente na rua, no metrô, no museu, em qualquer lugar. Levei um tempo até me acostumar.

15) Botecos

Botecos são bares que costumam colocar mesas na calçada. No fim da tarde, amigos costumam se reunir nos botecos para beber cerveja e comer aperitivos. É o meu lugar preferido no Brasil.

Fontes:
Nicole Degreg-NICOLE DEGREG'S TRAVELS

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

23 Opiniões

  1. Sérgio Augusto Kniphoff disse:

    Muito bom!!!! Finalmente algo de bom no Brasil. Creio que a mídia deveria dividir seus espaços entre as coisas boas e as “políticas”. Tenho dito!

  2. evonice disse:

    Amei ela falou tudo que é verdade! nosso Brasil tem seu lado bom……

  3. Gutemberg Oliveira disse:

    Lembrei-me do “Diário do Olivier”

  4. Flavia disse:

    Bacana seu artigo! Sejas sempre bem vinda e bem recebida aqui no Brasil!

  5. jose disse:

    bem observado…um português Jose

  6. Joaquim Fonseca disse:

    Eu incluiria um outro petisco nosso e
    delicioso, o croquetinho de carne. frito na banha ou azeite, sábado de manhã num boteco bem ventilado com guaraná, hummmmmmmmmmmmmm, não tem coisa melhor!

  7. Paulo Cesar disse:

    Muito bom os comentários. Poderia incluir, ainda, alguns, como petiscos de camarões, iscas de peixe etc. Vivam o Brasil, sem correrias. Sejam bem-vindos.

  8. Elindomar Bessoni disse:

    Faltou nosso famoso cafezinho e tbm a tapioca…isso sim é tipicamente brasileiro…o resto,fantástico,nos representa de verdade.

  9. Vivi Wolf disse:

    Excelente… até mesmo a crítica aos guardanapos dos bares, muito apropriada.
    São coisas boas do Brasil, que tem muitas, claro, mas estamos nos distanciando, porque os males andam nos incomodando demais… Porém, quando vemos estrangeiros reconhecer como boas, coisas nossas, dia a dia… é muito bom, mesmo!

  10. OCapslock disse:

    Acho que mais coisas poderiam ser listadas, mas isso ai não é a gente que escolhe, são os gringos. Entretanto é muito bom ver uma lista de coisas boas do Brasil, normalmente vemos o contrario, um tempo atrás vi uma lista só com coisas ruins, e essa lista foi bem difundida.

  11. jandira gomes disse:

    aperitivo e para beber e nao comer.
    gostei do seu blog.

  12. Áureo Ramos de Souza disse:

    Poxa fiquei triste, esqueceram nosso Hot-Dog (lá ) é o nosso cachorro quente, eu adorava quando criança que era feito de carne charque picadinha com verduras e esquentado no gás de um candieiro em Recife. Velhos tempos, velhos dias

  13. JOAO CARLOS BRASIL disse:

    ISSO, É BRASIL, TERRA ABENCOADA POR DEUS, E BONITA POR NATUREZA. FALTOU A NOSSA CARNE DE SOL, E A FAMOSA “MARIA ISABEL”, AH, PORRETA!!!!!!!!!

  14. Danielle Feitosa disse:

    Prove a tapioca, com certeza entrará na lista.

  15. André Luiz D. Queiroz disse:

    Vou bancar o ‘chato’: que nossa cultura tem muitas coisas lindas e deliciosas (e não me refiro apenas à gastronomia!), é fato. Mas não gosto desse ufanismo à la ‘país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza’, porque afasta a discussão das grandes mazelas de nossa sociedade, e ajuda a perpetuar nossas desgraças. A blogueira americana é uma turista ‘profissional’, que relata seu contato com a ‘dulce vitta’ nacional, nos grandes centros urbanos; não sei se ela teria uma impressão tão favorável se a experiência dela fosse a de viver aqui por algum tempo, convivendo com a realidade dos menos favorecidos (é fácil achar o Brasil maravilhoso quando se mora em um bairro chique do Rio de Janeiro ou outra grande capital; e se ela fosse conhecer um bairro de periferia de qualquer município da Baixada Fluminense…! Aí, a coisa muda drasticamente de figura!)

    Eu só escrevo isso para lembrar a todos que ainda temos muito a melhorar em nosso país, em nossa sociedade!

  16. Ricardo disse:

    Muito bom, mas faltou o pastel de feira com caldo de cana ! Vai ver ninguém à levou à feira !!

  17. Virgulino da Silva disse:

    Muito chato esse post!

  18. Luis Barati Silva disse:

    Sou brasileiro do sul, e também sou turista. No aspecto culinária a tapioca é imbatível, por ser acessível a todos e inofensiva à saúde. No aspecto costumes, o beijinho no rosto confunde todo mundo: nunca sei quando dar um só…ou dois…ou três como no Rio Grande do Sul.

  19. Claudia Moura disse:

    Instigante…lembra que realmente temos esses encantos. Temos outros, é claro… Mas entendo ser essa a opinião de uma pessoa , sem obrigação de ser um retrato do Brasil.

  20. ingrid disse:

    O post é interessante , porem, a maioria fala apenas dos tipos de comidas brasileiras , um pouco sem conteúdo…

  21. AMELIA disse:

    SOBRE OS GUARDANAPOS RUINS DEPENDE DO BOTECO, MAS SOBRE O ABACATE COM AÇUCAR, VERDADE, POIS NO MEXICO TODOS FICAVAM HORRORIZADOS QUANDO EU DIZIA QUE COMEMOS COM AÇUCAR!!!! AFINAL, ELA RELATA AQUI COISAS BOAS, SENDO QUE MUITOS TURISTAS SÓ COMENTAM O PIOR. POR ESSA RAZÃO ESTOU AQUI POSTANDO MINHA OPINIÃO!!!!

  22. lívia disse:

    alguns não tem muito habito de Abacate doce um exemplo destas pessoas sou eu,não sou muito fã

  23. kailany disse:

    olha essas paginas de opinioes ajudam muitas pessoas eu por exemplo tenho uma pesquisa sobre habitos brasileiros,e esse site me ajudou! Nem eu sabia q o Brasil tinha essas qualidades diversas… muito bom esse site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *