Início » Cultura » Esportes » Putin diz que Joseph Blatter merece o Nobel da Paz
ESCÂNDALO NO FUTEBOL

Putin diz que Joseph Blatter merece o Nobel da Paz

O presidente russo elogiou o presidente da Fifa, suspenso por suspeita de corrupção, e criticou a atuação da Justiça americana

Putin diz que Joseph Blatter merece o Nobel da Paz
'Joseph Blatter sempre tentou tratar o futebol não como um esporte, mas como um elemento de cooperação entre países e povos', disse Putin (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira, 17, que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que está suspenso provisoriamente por suspeitas de corrupção, é uma “pessoa muito respeitada” e que merecia ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Putin afirma que o presidente suspenso contribuiu muito para o desenvolvimento do futebol e que, se há sinais de corrupção na entidade, as investigações devem prová-las.

“Ele (Joseph Blatter) sempre tentou tratar o futebol não como um esporte, mas como um elemento de cooperação entre países e povos. Ele merecia receber o Prêmio Nobel da Paz”, afirmou Putin.

Em meio a escândalos de corrupção envolvendo a Fifa, uma das denuncias à entidade máxima do futebol diz respeito ao seu envolvimento com o governo russo na escolha do país como sede da Copa do Mundo de 2018. O presidente russo afirma que a Rússia batalhou de maneira absolutamente honesta e competitiva para receber o direito de sediar a Copa do Mundo.

Investigações dos EUA

Procuradores nos Estados Unidos acusaram 41 entidades e pessoas, incluindo dirigentes de futebol no continente americano, em um processo que envolve o pagamento de US$ 200 milhões em propinas e subornos ligados ao marketing de grandes torneios e partidas.

“Nenhum país tem o direito de espalhar sua jurisdição para outros Estados”, disse Putin em uma crítica aos procuradores norte-americanos. Em seguida, o presidente afirmou que “isso não significa que todos nós não devemos lutar contra a corrupção”, mas que a prática americana de “apanhar cidadãos estrangeiros para investigá-los e processá-los” é inaceitável.

Blatter foi suspenso da Fifa enquanto aguarda uma investigação completa. Ele também é alvo de uma investigação criminal na Suíça. Em uma nota publicada na última quarta-feira, 16, Blatter reafirmou sua inocência. Ele deve depor no conselho de ética da Fifa ainda esta semana.

Fontes:
The Guardian-Fifa’s Sepp Blatter should be awarded Nobel peace prize, says Vladimir Putin

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. ney disse:

    O governo Americano se acha dono do mundo. Ele vai cair em breve.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *