Início » Internacional » Partido governista espanhol perde a maioria absoluta no Parlamento
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA ESPANHA

Partido governista espanhol perde a maioria absoluta no Parlamento

Partido Popular, do premier Mariano Rajoy, terá de formar uma coalizão ou governar por minoria para permanecer à frente do governo

Partido governista espanhol perde a maioria absoluta no Parlamento
O premier espanhol, Mariano Rajoy, terá mais dificuldade para governar o país (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O partido governista conservador da Espanha, o Partido Popular, foi o mais votado nas eleições legislativas de domingo, 20, mas perdeu sua maioria absoluta no Parlamento, um resultado que expõe a fragmentação da política espanhola e gera incertezas sobre o futuro da liderança do país. O Partido Popular conquistou menos de 30% dos votos, perdendo mais de 60 deputados em relação às eleições de 2011.

Esse resultado deve forçar o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, a negociar com outros partidos para permanecer no cargo, à frente de um governo de coalizão ou de minoria. A votação também pode abrir caminho para uma grande reviravolta pós-eleitoral, como aconteceu na vizinha Portugal, onde o cargo de premier mudou de mãos dentro de algumas semanas após as eleições nacionais, em outubro.

Vincenzo Scarpetta, analista da Open Europe, um centro de pesquisas políticas baseado em Londres, disse ao New York Times que os resultados de domingo deixaram uma sensação de” total incerteza”, especialmente porque “as negociações para se chegar a uma coalizão serão difíceis, dada a animosidade entre os partidos.”

O Partido Popular conquistou 123 dos 350 assentos no Parlamento, comparado aos 186 conquistados na última eleição, em 2011. Os socialistas ganharam 90 cadeiras, comparado a 110 quatro anos atrás, quando foram expulsos do governo após a crise econômica atingir a Espanha. Os partidos emergentes Podemos (esquerda) e Cidadãos (centro-direita) garantiram representação no Parlamento pela primeira vez, ganhando 69 e 40 assentos, respectivamente.

Às vésperas das eleições de domingo, os principais partidos espanhóis sinalizaram uma possível coalizão, mas não deram garantias. Rajoy comemorou o resultado de domingo, mas mandou uma mensagem de cautela aos eleitores, dizendo que “tentará formar um governo” e que “acredita que a Espanha precisa de um governo estável”.

Fontes:
The New York Times - Spain´s governing party loses majority in parliamentary elections
El Pais - Rajoy ganha, mas terá dificuldade em formar governo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *