Início » Vida » Ciência » A Agência Espacial Europeia atualiza o mapa mundial da cobertura vegetal
Mudanças Climáticas

A Agência Espacial Europeia atualiza o mapa mundial da cobertura vegetal

Agência Espacial Europeia já disponibilizou os dados coletados entre 2008 e 2012

A Agência Espacial Europeia atualiza o mapa mundial da cobertura vegetal
Os elementos foram obtidos através do instrumento MERIS, um espectrômetro a bordo do satélite ENVISAT (Reprodução/Europa Press)

A Iniciativa de Cambio Climático da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) lançou uma nova versão do seu mapa mundial interativo sobre as características de cobertura vegetal. A atualização já está disponível online.

Trata-se da terceira edição do mapa, cujos novos dados correspondem a análises realizadas entre 2008 e 2012. Duas outras edições acompanham o novo Mapa Mundi com informações recolhidas entre 2000 e 2005.  Os elementos foram obtidos através do instrumento MERIS, um espectrômetro a bordo do satélite ENVISAT.

A mudança climática é sem dúvida o maior desafio da humanidade no século XXI. As observações do espaço proporcionam pistas únicas que auxiliam, com boa margem de êxito, a compreensão e gestão desse fenômeno.

Segundo a ESA, a Iniciativa sobre o Cambio Climático (CCI) está fazendo pleno uso dos recursos espaciais de observação da Terra, na Europa, para explorar robustos registros globais – a longo prazo – das variáveis ​​climáticas essenciais, tais como: as concentrações de gases do efeito estufa, a extensão e a espessura do gelo marinho, a temperatura superficial do mar, entre outras.

 

Fontes:
Europa Press-La ESA actualiza su mapa mundi de cobertura vegetal

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *