Início » Internacional » A controvertida política de imigração do presidente Barack Obama
Estados Unidos

A controvertida política de imigração do presidente Barack Obama

A reforma da política de imigração aprovada pelo Senado ano passado (mas que nunca foi votada na Câmara dos Representantes), além de legalizar a situação de milhões de imigrantes ilegais, irá criar novas regras para a imigração legal

A controvertida política de imigração do presidente Barack Obama
Sistema de imigração de Barack Obama proporcionará poucos benefícios (Reprodução / Internet)

A imigração é uma política fundamental para o complemento de mão de obra. Aumenta a força de trabalho, estimula investimentos e gera contribuintes, que sustentam o crescente número de idosos nos Estados Unidos. Infelizmente, a proposta de reforma do sistema de imigração de Barack Obama proporcionará poucos benefícios, porque se direciona aos imigrantes ilegais que chegaram há anos no país, e não a um incentivo maior para aumentar o fluxo de novos imigrantes.

A reforma da política de imigração aprovada pelo Senado ano passado (mas que nunca foi votada na Câmara dos Representantes), além de legalizar a situação de milhões de imigrantes ilegais, irá criar novas regras para a imigração legal, sobretudo, de trabalhadores qualificados com experiência e alto nível de escolarização. O Congressional Budget Office observou que com essa política imigratória a população terá um aumento de 10 milhões de pessoas em dez anos, o número trabalhadores aumentará para 6 milhões, e o PNB terá um crescimento de 3,3%.

Por outro lado, o Council of Economic Advisers de Obama alega que as medidas assinadas pelo presidente aumentarão o PNB na próxima década entre 0,4% e 0,9%, em razão de cláusulas não relacionadas à imigração ilegal. Quanto mais tempo o Congresso demorar a aprovar a reforma da imigração, mais prejudiciais serão os efeitos para a economia.

 

Fontes:
Economist - How migrants help

2 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    Dificilmente será votada no Congresso agora que a esquerda americana perdeu a maioria para o Conservadores Republicanos. Além disso os benefícios produzidos pela esquerda, no caso o partido cujo símbolo é um burro (os democratas) geralmente são de curto prazo (vide Brasil em que o prazo é tão curto que nem chega a constar, com PIB zero ou zero vírgula zero) produzido pelo alegre Manteiga (teria cursado algum programa da Escola de Frankfurt? – provavelmente não- ele não fala alemão nem inglês).
    Além disso a esquerda se fixa em benefícios de curto prazo e esquece os prejuízos ou despesas no longo prazo (que sempre são maiores do que os benefícios).

  2. Joma Bastos disse:

    A controvertida política de imigração do presidente Barack Obama, trará muitos benefícios econômicos para os EUA. Vai legalizar milhões de imigrantes ilegais que chegaram há anos no país, e assim irá aumentar em milhões os contribuintes que não contribuíam legalmente, mas quando aprovada a lei, vão passar a entrar bilhões de dólares diretamente para os cofres públicos da previdência social norte americana, e como consequência benéfica, o PNB terá um grande crescimento.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *