Início » Internacional » A década perdida da liberdade nos EUA
Segurança x liberdade

A década perdida da liberdade nos EUA

A guerra ao terror ainda assombra os EUA, que deveriam recuperar um dos valores mais caros ao país

A década perdida da liberdade nos EUA
Governo foi longe demais na restrição de liberdades civis (Reprodução/Getty)

Poucos americanos têm muita simpatia para divulgadores de documentos secretos como Bradley Manning e Edward Snowden. No entanto a atitude em relação ao segredo está mudando nos EUA. Pela primeira vez desde 2004, quando o Pew, um instituto de pesquisas, começou a fazer essa pergunta, menos americanos afirmam que o governo deveria incrementar a segurança do que dizem que ele foi longe demais na restrição de liberdades civis.

Uma emenda para limitar as coletas de dados da NSA foi derrubada na Câmara em 24 de julho por apenas 7 votos. Um coro crescente no Senado deseja tornar a supervisão da agência mais firme. Até mesmo Obama ressuscitou a promessa de fechar Guantánamo e começou a revelar mais informações a respeito dos programas da NSA.

Todo serviço de inteligência avançará sobre liberdades civis, e os EUA lograram sucesso em sua principal tarefa: prevenir ataques. Mas toda democracia precisa manter esses avanços sob controle e fiscalizar os seus espiões.

 

Texto da revista Economist editado para o Opinião e Notícia

Tradução: Eduardo Sá

Fontes:
The Economist-Liberty’s lost decade

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Esses babacas querem liberdades individuais e adoram os desprezíveis Manning e Snowden?
    Pois venham para o Brasil para ver o que é bom para tosse.
    YOU CAN’T EAT YOUR CAKE AND HAVE IT.
    Ou abrem um pouco a mão de suas liberdades individuais ou vão ser comidos pelas beiras por Mannings, Assanges e Snowdens da vida.
    Não dá para ter tudo na vida. Os EUA não podem ficar na mão desses traidores, quanto menos não seja, porque se ficarem, será o fim de um Brasil que ainda resiste bravamente às investidas comunistas do Foro de São Paulo que está repleto de lulas, dilmas, josés, franquilins e marcos aurélios outros terroristas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *