Início » Internacional » A Era Obama ainda está longe do fim, diz ‘NYT’
Momento decisivo

A Era Obama ainda está longe do fim, diz ‘NYT’

'New York Times' compara Barack Obama a Ronald Reagan e George W. Bush e explica por que os dois últimos anos de mandato do presidente serão também os mais decisivos

A Era Obama ainda está longe do fim, diz ‘NYT’
Jornal diz que o governo Obama ainda tem um longo e decisivo caminho a percorrer (Reprodução/Internet)

Com o fim de seu segundo mandato cada vez mais próximo, muitos acreditam que a Era Obama na Casa Branca já terminou. Contudo, um editorial publicado na última segunda-feira, 22, no jornal New York Times, afirma o contrário: os últimos dois anos de Obama na Casa Branca podem ser os melhores de toda sua trajetória como presidente dos Estados Unidos.

Segundo o editorial, a história mostra uma verdade que os críticos atualmente ignoram: os últimos anos de mandato de Ronald Reagan, Bill Clinton e George W. Bush foram também os mais importantes.

“Foi no final de seu segundo mandato que Reagan firmou o acordo diplomático com Mikhail Gorbachev que levou ao fim da Guerra Fria. Foi nos dois últimos anos do segundo mandato que Clinton pavimentou o caminho para a adesão da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), criando a ordem econômica atual. Também foi no final de seu segundo mandato que Clinton lançou uma ofensiva militar no Kosovo sem a autorização do Conselho de segurança da ONU, abrindo um precedente para ações similares dos EUA no futuro. Nos últimos dois anos de seu mandato, Bush fechou o maior plano de resgate financeiro da história americana, protegendo a economia do país de uma quebra geral. Bush também assinou um acordo que determinou o fim da ação militar dos EUA no Iraque em 2011”, diz o editorial.

O jornal diz então que o governo Obama ainda tem um longo e decisivo caminho a percorrer. “Com importantes ações, como a ofensiva contra o Estado Islâmico, o acordo sobre armas nucleares com o Irã e a implementação de uma nova política de imigração, como explicar a ideia de que o governo Obama acabou?”, diz o texto.

Ao final do texto, o editorial afirma que, “embora tenham a aparência visivelmente mais desgastada no sexto ano de mandato, é nesse período que os presidentes costumam escrever o capítulo mais importante de suas trajetórias”.

Fontes:
The New York Times-Obama Isn’t Finished Yet

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *