Início » Economia » A evaporação do papel-moeda na Venezuela
HIPERINFLAÇÃO

A evaporação do papel-moeda na Venezuela

Escassez de dinheiro vivo cria uma economia paralela no país

A evaporação do papel-moeda na Venezuela
Maduro mostra modelo de nota de 100 bolívares (Fonte: Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A falta de papel-moeda vem transformando as transações na Venezuela e se tornando um crescente problema no país, que já enfrenta uma grave crise de escassez de alimentos e medicamentos.

A Assembleia Nacional de maioria opositora diz que o país enfrenta uma hiperinflação de 6.000% anuais. O FMI aponta que a hiperinflação na Venezuela foi de 1.088% no ano passado.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirma que o sumiço do dinheiro vivo é parte do que chama de uma guerra econômica contra Caracas. De acordo com Maduro, a “oligarquia esconde o dinheiro por razões políticas” e contrabandistas tiram as cédulas do país. O presidente venezuelano também tem acusado o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de roubar moeda do seu país.

A imigração de venezuelanos para a Colômbia também ajuda a explicar essa escassez de dinheiro vivo. O principal motivo para a falta de papel-moeda na Venezuela é, no entanto, a inflação.

Com os altos preços dos produtos são necessárias grandes quantidades de cédulas de bolívares para uma compra simples, como 4 milhões para comprar apenas um quilo de carne.

Além de afetar a rotina no comércio local, a escassez de papel-moeda também cria uma economia paralela na Venezuela. Quem tem acesso a dinheiro vivo consegue multiplicar a renda ao vender o papel-moeda pelo dobro do valor. Essa transação é feita virtualmente ou em dólar.

Para resolver essa situação, o presidente Nicolás Maduro diz que é preciso se livrar dos dólares e criar uma criptomoeda. Já o candidato opositor Henri Falcón propõe justamente dolarizar a economia.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Hiperinflação perto de 14.000% faz papel-moeda evaporar na Venezuela

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *