Início » Economia » A expansão curda
Iraque

A expansão curda

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Líderes curdos vêm expandindo seu poder para além da região autônoma no norte do Iraque, enviando milhares de soldados para áreas de etnias variadas. A insistência dos curdos em obter mais poder é visto por iraquianos e norte-americanos como uma provocação.

Os curdos vêm agindo desta forma desde o início da guerra do Iraque — Washington Posto que levou dezenas de milhares de árabes a deixarem suas casas. Muitos dos 25 milhões de curdos do mundo sonham há tempos com um Estado independente que abranja partes do Irã, Iraque, Síria e Turquia.

Todos, exceto o Iraque, se opõem inflexivelmente à autonomia curda, quanto mais a um Estado curdo. Os curdos iraquianos insistem que não querem a independência, mesmo quando expandem unilateralmente o território que eles controlam no Iraque.

Fontes:
Washington Post - Strip of Iraq 'on the Verge of Exploding'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. renato vasconcellos disse:

    É innevitável que êstes milhões de Curdos desejem uma pátria, assim com já fizeram B´snios e outros, mas parece que a intolerância não vai permitir que isso seja feito de forma pacífica.

  2. Marco Antonio Rodrigues disse:

    Eu entendo que não sendo o Kuwait um povo legítimo, esta área deveria ser incorporada ao Iraque, que em contrapartida doaria a mesma extensão no norte do Iraque à pátria Curda.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *