Início » Internacional » A fronteira mais estranha do mundo
Cartografia Insana

A fronteira mais estranha do mundo

Em nenhum outro lugar do mundo há tantos enclaves e contra-enclaves como no norte do Golfo de Bengala

A fronteira mais estranha do mundo
Desenho do contra-contra enclave na fronteira entre Índia e Bangladesh (Foto: Photobucket)

O Parlamento indiano aprovou uma lei que oficializa um acordo de quatro décadas com Bangladesh para redesenhar suas fronteiras. Não é que os países disputam território. Ao contrário das suas reivindicações territoriais com a China e Paquistão, Índia e Bangladesh estão em perfeito acordo sobre a localização do território de cada um. O problema é que a divisa entre os países é ridiculamente complexa, trazendo complicações não somente para os dois governos, mas também para as pessoas que vivem dentro desse labirinto cartográfico. Aprovada na semana passada, a nova lei envolve a troca de trechos de território visando uma fronteira mais normal.

O que há de errado

A parte norte da fronteira entre Índia e Bangladesh é pontilhada com centenas de enclaves, chamadas de chhits (fragmentos) em Bangladesh.

Um enclave é um pequeno pedaço de terra cercado completamente pelo território de outro país. Enclaves não são tão raros, e há alguns ao redor do mundo, principalmente na Europa. O enclave mais famoso provavelmente é a Cidade do Vaticano, rodeado completamente pela Itália. Alguns deles têm desempenhado um papel histórico: uma das razões por que os nazistas invadiram a Polônia em 1939, dando início à Segunda Guerra Mundial, foi devido a tensões sobre a Prússia Oriental, um enclave alemão na Polônia.

Em nenhum outro lugar do mundo, no entanto, eles são tão numerosos quanto no norte do Golfo de Bengala. A Índia tem 106 enclaves no interior de Bangladesh, e Bangladesh tem 92 na Índia. A maioria destes é ridiculamente pequeno e sua área total é um pouco acima de 100 quilômetros quadrados. O menor enclave, Upan Chowki Bhaini, tem apenas 53 metros quadrados – aproximadamente o tamanho de um apartamento médio em Mumbai.

A situação é ainda mais complexa: destes enclaves, 24 são contra-enclaves. O que significa um enclave dentro de outro enclave maior. Assim, por exemplo, há um pedaço de Bangladesh dentro da Índia, que, por sua vez, está dentro de Bangladesh, mais ou menos como uma boneca Matryoshka russa.

Mas há, ainda, mais um nível de complexidade: um desses enclaves é uma contra-contra-enclave, o único desse tipo no mundo. Dahala Khagrabari é um pedaço da Índia dentro de Bangladesh, que está dentro da Índia, que, por sua vez, está dentro Bangladesh!

Se isso é demasiado complexo, a foto acima é um diagrama esquemático.

 

Fontes:
Scroll - India-Bangla land swap: was the world´s strangest border created by a game of chess?

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    A parte sobre a Prússia oriental não está bem contada.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *