Início » Gráfico » A idade da genialidade

A idade da genialidade

A idade e sexo dos vencedores do prêmio MacArthur

A idade da genialidade
Prêmio MacArthur reconhece conquistas passadas e promessas futuras (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Enquanto a Grã-Bretanha tem sua lista de honras e a França sua legion d’honneur, não seria equivocado afirmar que os EUA têm o prêmio da “genialidade” da Fundação MacArthur, cujos vencedores mais recentes foram anunciados na semana passada. Desde 1981 um comitê secreto com um processo misterioso geralmente escolhe cerca de 25 pessoas anualmente, que recebem US$ 500 mil cada sem a imposição de nenhuma contrapartida.

O gráfico abaixo mostra que mulheres têm sido mais frequentemente selecionadas desde a primeira turma de agraciados em 1981, quando apenas seis do total de 42 eram mulheres. O gráfico também realça o período entre 1985 e 1995, quando a fundação foi criticada por distribuir prêmios para pessoas mais velhas, o que parecia reconhecer conquistas passadas em vez de promessas futuras.

Desde então o prêmio passou a se concentrar novamente sobre promessas futuras. Ainda assim, aqueles que esperam ganhar o prêmio podem se confortar com o fato de que o vencedor mais velho tinha 82 anos e o mais novo 18.

 

Fontes:
The Economist-The age of genius

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Markut disse:

    Talvez coubesse uma explicação a sensivel alteração , nesse período de 30 anos, da repartição mais equitativa dos “gênios”, entre ambos os sexos, a partir de 1990, a redução do número total e a tendência de queda das idades.
    Não temos idéia dos critérios que nortearam as escolhas da Fundação Mc Arthur. A revista Economist esclarece algo, a respeito?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *