Início » Internacional » A linda e encantadora Salzburgo – Parte 1
Turismo

A linda e encantadora Salzburgo – Parte 1

Salzburgo é uma cidade rodeada por torres de igrejas às margens do Rio Salzach

A linda e encantadora Salzburgo – Parte 1
Salzburgo, cidade onde Mozart nasceu, serviu de cenário para o filme Noviça Rebelde (Reprodução/Internet)

A segunda cidade que escolhemos para o nosso giro pela Europa, em maio de 2014, foi Salzburgo, na Áustria. Trata-se de uma cidade encantadora, rodeada pelos Alpes e torres de igrejas. Ela fica às margens do Rio Salzach e seu centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996.

Quando decidimos conhecer Salzburgo eu só conseguia me lembrar de Mozart (já que foi a cidade de seu nascimento) e do filme “A Noviça Rebelde” (The Sound of Music), que relata a história real da família Von Trapp. E como não poderia deixar de ser, tudo por lá nos lembrou de Mozart e do filme.

Se você estiver passando pela Áustria, não deixe de incluir esta belíssima cidade em seu roteiro.

 

Schloss Hellbrunn

Furstenweg, 37 Hellbrunn, Salzburg

Trata-se de um palácio de veraneio em estilo italiano do século XVII. Ele tem muitas fontes que são uma das maiores atrações do local. O tour pelo Hellbrunn dura cerca de 40 minutos.

Schloss Hellbrunn é um pouco mais distante do centro histórico de Salzburgo, em torno de 8 km. O local conta com estacionamento, e para os que desejam ir de transporte público, também tem um ônibus que parte do centro de Salzburgo (Bus Linie 25, ou Line 25, ou Autobus Linea 25).

Perto de Schlosso Hellbrunn, fica o parque Schlosspark Hellbrunn, onde o pessoal faz caminhada, corrida etc. O lugar também é conhecido por abrigar o famoso Gazebo (uma espécie de coreto), local onde foram gravadas cenas do filme “A Noviça Rebelde”. Se você quiser visitar somente este local, nem é preciso pagar o ingresso, já que ele fica dentro da parte do parque que é pública.

 

Schloss Mirabell atualmente é o Gabinete do Prefeito e dos conselheiros. Ele foi construído em 1606 pelo príncipe-arcebispo Wolf Dietrich para sua amante e filhos. O local é lindo, desde sua arquitetura aos seus jardins encantadores! É um dos locais mais escolhidos por noivas para celebrar casamentos. E é no Palácio Mirabell que existe um dos salões mais bonitos da Europa, o salão de mármore onde Leopoldo, o pai de Mozart, pediu que ele tocasse piano. A entrada é gratuita, mas em ocasiões especiais as visitas não acontecem (foi o que aconteceu conosco, pois no dia da nossa visita, ocorria um casamento).

Residência de Mozart, ou Mozart Residence, ou Mozart Wohnhaus (Makartplatz 8): logo depois do Palácio de Mirabell, a caminho do Centro Histórico, passamos pela casa onde viveu Mozart e sua família (diferente do local do nascimento, que fica no Centro Histórico). Foi neste local que Mozart morou durante oito anos, antes de se mudar definitivamente para Viena. Hoje é um museu, sendo que apenas parte da casa é original. Infelizmente a outra parte foi destruída por uma bomba durante a Segunda Guerra Mundial. A entrada também está inclusa no Salzburg Card. Valor do ingresso 10 euros por pessoa.

Getreidegasse, ou a “A Rua do Cereal”, é a rua comercial mais movimentada e famosa de Salzburgo. O nome deu-se, em 1150, pois era ali que transportavam e comercializavam grãos. Caminhar por esta rua é um passeio imperdível e espetacular. Aproveite para admirar suas casas, no alto, agrupadas lado a lado, e suas placas de ferro, que são padronizadas para todos os estabelecimentos.

*Fabiane Teixeira e Fábio Almeida escrevem no blog Viagens e Vivências, parceiro do Opinião e Notícia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *