Início » Internacional » A luta para preservar a memória de Nemtsov na Rússia
Rússia

A luta para preservar a memória de Nemtsov na Rússia

O Kremlin está tentando eliminar da história recente da Rússia Boris Nemtsov, líder liberal de oposição

A luta para preservar a memória de Nemtsov na Rússia
Após o assassinato de Boris Nemtsov começou uma batalha para preservar sua memória (Reprodução/Internet)

A memória tem sido objeto de batalhas ideológicas violentas e com frequência fatais na Rússia. Os que controlam o passado também controlam o presente. Em seguida ao assassinato de Boris Nemtsov, um líder liberal de oposição, em uma ponte perto do Kremlin, começou uma batalha para preservar sua memória e a bandeira russa. Na época da antiga União Soviética, os membros do Partido Comunista que caíam em desgraça eram eliminados das fotografias, como se nunca houvessem existido. Agora, o Kremlin está tentando eliminar Nemtsov da história recente da Rússia.

Primeiro, o Kremlin procurou desviar a atenção do assassinato de Nemtsov com informações manipuladas a respeito do “súbito” desaparecimento do presidente Vladimir Putin. Dez dias depois, Putin reapareceu triunfante e comemorou o aniversário da anexação da Crimeia pela Rússia no local onde Nemtsov morrera. Uma multidão frenética gritou “Ross-i-ya”, como se isso pudesse eliminar as lembranças de Boris Nemtsov e de sua oposição à guerra na Ucrânia.

Na madrugada de 27 de março, um mês depois do assassinato de Nemtsov, as autoridades tiraram as flores e as fotografias da ponte. Graças aos amigos e seguidores de Nemtsov, o memorial foi restaurado. Pessoas no país inteiro encomendaram flores online e os simpatizantes de sua causa as levaram para a ponte. As fotos de Nemtsov foram recolocadas sob a bandeira tricolor da Rússia na balaustrada. Voluntários vigiam o memorial dia e noite embaixo da neve e da chuva, alimentados com a comida e o chá trazidos por pessoas comuns. São presenças constantes e fiéis ao espírito de Nemtsov. O Kremlin tentará não deixar vestígios da morte de Boris Nemtsov na ponte. Mas isso só exacerbará a importância do local como um símbolo da oposição liberal no país.

Fontes:
Economist-Nemtsov Bridge

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *