Início » Internacional » A nova arquitetura verde
NATUREZA

A nova arquitetura verde

O projeto 'Tree House', do vietnamita Vo Trong Nghia, pretende reintroduzir o verde nas cidades

A nova arquitetura verde
Os pequenos pavilhões-residência também servem como grandes vasos (Foto: Vimeo)

Nascido um ano depois do fim da guerra do Vietnã, Vo Trong Nghia teve que vender madeira das poucas árvores que sobreviveram às bombas americanas para sobreviver. Mas, como o conflito petrificou a maior parte da flora de sua cidade natal, ele se sentia culpado, então passou a replantar.

O seu arrependimento de cortar as árvores deu início a um projeto simples, mas notável projeto, que está reintroduzindo a natureza em Ho Chi Minh, onde apenas 0,25% da malha urbana conta com espaços verdes (Nova York, por exemplo, conta com 27%). A casa de Vo Trong é um exemplo do projeto Tree House: uma mistura entre arquitetura residencial comum e moderna, a casa consiste em cinco blocos – pequenos pavilhões – de concreto espalhados em um terreno gramado, com portas de correr. Os blocos funcionam também como enormes vasos, cada um sustentando uma árvore. À medida que a folhagem se espalha, cria um “teto” verde para os blocos de concreto.

Vo Trong diz que a “Tree House conecta as pessoas à natureza. É um parque em miniatura, e se pudermos construir muitas casas assim, podemos transformar a cidade inteira em um grande parque.”

Com um projeto para desenvolver um condomínio inteiro, com a Phuc Khang Corporation, assim como um hostel para estudantes no estilo Tree House para a universidade FPT, Vo Trong está tentando transformar a cidade de Ho Chi Minh. Ele pode, muito bem, ter encontrado uma forma de levar a natureza para dentro de cidades lotadas ao redor do mundo.

Fontes:
The Economist-HOME IS WHERE THE BARK IS

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Rosny Aryon Conrad disse:

    Espetacular

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *