Início » Internacional » A nova era das ditaduras brandas
governos autoritários

A nova era das ditaduras brandas

Um novo tipo de governo autoritário surgiu, mais adaptado a uma era de mídias sociais e interdependência econômica. Nessa modalidade, os ditadores brandos sufocam a oposição e concentram poder usando pouca ou nenhuma violência

A nova era das ditaduras brandas
Entre os representantes dessa nova gama estão russo Vladimir Putin (Foto: Wikimedia)

A ditadura é definida como um governo sustentado pela violência. No século XX, ditadores tiranos como Stálin, Hitler e Mao Tsé-Tung assassinaram milhões em nome de ideologias bizarras.

Porém, um novo tipo de governo autoritário está surgindo, mais adaptado a uma era de mídias sociais, interdependência econômica e tecnologia da informação. Nessa modalidade, os ditadores brandos sufocam a oposição, concentram poder e manipulam dados usando pouca ou nenhuma violência. Entre os representantes dessa nova gama estão russo Vladimir Putin (Rússia), o turco Recep Tayyip Erdogan (Turquia) e o venezuelano Hugo Chávez.

Os ditadores brandos usam propaganda, censura e manipulação de dados para convencer os cidadãos de que são a melhor opção dentre seus adversários políticos. Na maioria das vezes, eles chegam ao poder por meios democráticos.

Quando a economia vai bem, eles calam possíveis críticos presenteando-os com bens materiais. Quando vai, mal, usam a censura. Eles subornam donos de meios de comunicação através de contratos de publicidade e convencem investidores pró-regime a comprar publicações críticas ao governo.

Eles dominam a internet, bloqueando o acesso a sites independentes, contratando pessoas para inundar sites com comentários pró-regime. Eles também pagam hackers para vandalizar sites de oposição. Os ditadores brandos, no entanto, preservam uma parte de seus adversários, como forma de simular oposição. Assim, a cada eleição, fica comprovada a “popularidade” do líder.

Os países verdadeiramente democráticos do Ocidente precisam compreender o funcionamento desse novo tipo de ditadura para combatê-la, pois elas, em comum, elas nutrem um sentimento de aversão às potências ocidentais.

Fontes:
The New York Times-The New Dictators Rule by Velvet Fist

3 Opiniões

  1. Niza Nogueira disse:

    Não há nada de novo nisso, todo esse itinerário já foi descrito por Maquiavel e pelo general Sun Tzu (lê-se Zanzú).

  2. helo disse:

    Bom que no ON se possa ler em português o NYT e o Economist.

  3. DJALMA BENTES disse:

    A ” compra da mídia ” pelos contratos de publicidade/propaganda (enganosa) está institucionalizada e em vigor no Brasil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *