Início » Brasil » A origem do Dia do Trabalho
HISTÓRIA

A origem do Dia do Trabalho

Feriado teve origem em um movimento ocorrido em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos

A origem do Dia do Trabalho
Até o governo Vargas, o Dia do Trabalho foi considerado uma ocasião propícia a passeatas e protestos (Foto: Pixabay)

O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil com o feriado de primeiro de maio, teve origem em um movimento ocorrido em 1886, em Chicago.

Nesta data do ano de 1886 nada menos que 200 mil trabalhadores, organizados pela Federação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá, fizeram uma greve geral em Chicago, reivindicando a limitação da jornada de trabalho a oito horas diárias.

Nos dias seguintes à manifestação aconteceram outros protestos, que reuniram centenas de milhares de pessoas e originaram mortes causadas pela polícia enquanto tentava reprimir os protestantes. A de 4 de maio, chamada de Revolta de Haymarket, entrou para a história também como um dos eventos originários do Dia do Trabalho.

Nos anos subseqüentes, outros movimentos escolheram o primeiro de maio para se lançar, homenageando os revoltosos de Chicago. Dessa forma, a data foi se consolidando como um marco para trabalhadores de várias partes do mundo.

Em 1890, houve uma nova greve para estender a jornada de oito horas para todos os locais dos Estados Unidos. Também em primeiro de maio desse ano a data foi comemorada pela primeira vez em âmbito mundial, por indicação da liderança socialista internacional. Somente cinco anos depois a ocasião seria celebrada pela primeira vez no Brasil, em Santos, São Paulo, por iniciativa do Centro Socialista.

Grandes manifestações marcaram o primeiro de maio dos anos de Fourmies – 1891 – quando, na França, houve repressão policial em Fourmies deixando 7 mortos e 30 feridos; 1903 – ocasião em que, no Rio de Janeiro, uma passeata reuniu 20 mil participantes; 1919 – quando 50 mil protestaram no Rio de Janeiro por influência da Revolução Russa; 1980 – quando 120 mil grevistas protestaram no estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo.

Comemorou-se a ocasião no Brasil, pela primeira vez, em 1895, na sede do Centro Socialista em Santos. O feriado nacional foi oficializado graças a dois fatores: um projeto de lei do deputado Sampaio Ferraz aprovado no Congresso em 1902 e a lei 662, surgida em 1949.

Até o governo Vargas, o Dia do Trabalho foi considerado uma ocasião propícia a passeatas e protestos, pensamento que tinha como base os movimentos anarquista e comunista. Quando o trabalhismo passou a ser disseminado por Getúlio, a data começou a ser celebrada com festas e desfiles, como acontece até hoje.

Apesar de o primeiro de maio ser comemorado em muitos países, sendo feriado nacional em grande parte deles, há variações significativas de datas.

Nos Estados Unidos o dia primeiro, May Day, é reconhecido como a data comemorada pelos socialistas e comunistas. No entanto, não é quando se celebra oficialmente o Dia do Trabalho porque, procurando justamente dissociar a conquista dos trabalhadores desses movimentos, escolheu-se a primeira segunda-feira de setembro para o feriado nacional – oficializado pelo Congresso em 1894. A data foi escolhida por homenagear trabalhadores que se manifestaram nessa mesma época, dos anos de 1882 e 1884, em favor de sua classe, em Nova Iorque.

Na Austrália comemora-se em quatro dias diferentes: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sidney) e na Austrália meridional. Na Inglaterra o feriado é no primeiro domingo após o primeiro de maio; no Japão, em 23 de setembro; na Espanha, em 18 de julho; e na Nova Zelândia, em 18 de outubro.

Fontes:
Governo do Brasil-História do Dia do Trabalho

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

25 Opiniões

  1. luiz gustavo disse:

    é assim mesmo pessoal mâo na massa gostei de seu trabalho continuen assim

  2. Leticia Munck disse:

    o trabalho de voces esta otimo, me ajudou muito, parabens, e muito obigada.

  3. Eliziane disse:

    Trabalhar é questão de honestidade e de valorizaçao própria,parabéns a todos os trabalhadores vocês merecem.

  4. Fernando Sergio Canova disse:

    O texto escrito está ótimo.
    O trabalho enobrece o ser humano, pena que alguns politicos que eram trabalhadores no inicio de sua carreira profissional passando a ser sindicalistas agora se esquecem dos trabalhadores que são o alicerce de uma nação que vergonha

  5. maria disse:

    ótimo texto,muito proveitoso para trabalhar com alunos.

  6. lourdes disse:

    parabens pelo texto,mas não poderia esquecer que para chegar ao trabalho com dignidade todos passaram pelas mãos de um educador.

  7. mácia disse:

    parabéns!
    ótimo trabalho, continuem assim, me ajudou muito no trabalho da escola.
    sucesso!
    beijOs

  8. Roberta Almeida disse:

    Parabéns pela materia, isso vai me ajudar

  9. Adriana disse:

    Adorei a matéria parabéns

  10. Giovannna disse:

    perabéns,pessoal!!a matéria está ótima!!! vai me ajudar muito no meu trabalho!!!!!!!!
    vocês estão de parabéns!!

  11. andrea disse:

    Ótima matéria. Serviu de pesquisa para trabalho escolar do meu filho.
    Obrigada.

  12. Eduardo o. ca disse:

    sinto me muito feliz com esta revindicaçao.

  13. gabriela disse:

    achei essa matéria encrivel!!
    .
    |_|me ajudou em um trabalho da escola!!

  14. Fernanda disse:

    muito culta essa matériaa…………

  15. priscila disse:

    esssa materia e otima me ajudou bastante

  16. taina caroline disse:

    obrigado vcs me ajudaram muito fiz meu trabalho e tomei 10!!!!!

  17. alessandra disse:

    achei muito boa.

  18. Caroll disse:

    Muito boa.

  19. Gioconda disse:

    Foi ótimo e explicou bem o que eu queria saber!!!!
    Foi muito bom…

  20. william porto disse:

    o dia do tralho e apenas umferiadao para a classe media e os ricos se divertirem, o povo nao nem trabalho, e quando tem e explorado.nao se4 admite que um funcionario publico trabalhe menos horas e menos dias semanais que um trabalhador comum, isso nao e isonomia. nao ha o que comemorar, principalmente devido a traicao da esquerda aos trabalhadore4s.

  21. Eline Adriana Iise disse:

    O texto é bem completo e me ajudou para usar em sala de aula com alunos do 5º ano,muito obrigado.

    Eline
    Tapiraí SP

  22. maria eduarda lodi disse:

    achei muito legal mesmo não só pela forma que escreveram mas pelo jeito que anunciaram e pelo jeito que escreveram o conteudo do texto que é praticamente uma história mas achei muito legal e ate que eu consegui tirar alguns fatos interessantes e algumas informações muito legal amei nossa hehehehehe a d o r e i m e s m o

  23. Dilma Costa disse:

    Gostei muito deste texto, utilizei como suporte para enriquecer minha aula de ética e cidadania.

  24. Suely Maria Menezes Pontes disse:

    Gostei muito desse texto, vou utiliza-lo p/ a minha aula de História. Um grande abraço.

  25. Diego Fill disse:

    isso me ajudou bastante no trabalho de história A ORIGEM DO DIA DO TRABALHADOR. MUITO BOMMMMMMMM tirei no ta 10

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *