Início » Cultura » A Palestina é dividida entre Árabes e Judeus
Nesta Data

A Palestina é dividida entre Árabes e Judeus

Em 29 de Novembro de 1947, a Palestina foi dividida entre Árabes e Judeus

A Palestina é dividida entre Árabes e Judeus
Palestina foi dividida, dando 56% do território aos judeus. (Foto: Reprodução/Ed. Moderna)

No dia 29 de Novembro de 1947, há exatos 67 anos, uma assembleia geral da ONU definia, por 33 votos a 13, a divisão da palestina entre árabes e judeus. A proposta, apresentada de forma conjuntos por Rússia e EUA, gerou um conflito que dura até os dias de hoje.

A Palestina é um trecho de passagem entre a África e a Ásia e por isso sempre foi uma região de disputa geopolítica, sendo conquistada pelos mais variados povos. Desde o ano de XV a.C. com o faraó Tutmósis III até a idade contemporânea com a disputa entre Cisjordânia e Israel.

A Assembleia da ONU que definiu a partilha foi presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha. O problema na região veio a eclodir seis meses depois, quando a Inglaterra retirou suas tropas da região e o estado de Israel declarou a sua independência. No mesmo dia os exércitos da Liga Árabe, contrária a divisão, invadiram o território palestino e deram início a guerra árabe-israelense.

Durante a decisão da partilha, ficou definido que a terra santa de Jerusalém ficaria sobre encargo de proteção internacional e suas fronteiras seriam demarcadas entre o rio Jordão e o mediterrâneo.

Desde o início dos conflitos na região, Israel já anexou mais áreas que pertenciam a Cisjordânia, a faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. Após pedidos dos árabes, Israel desocupou o território da faixa de Gaza, porém afirmou que não abrirá mão da Jerusalém Oriental.

Fontes:
Editora Moderna-Divisão da Palestina

3 Opiniões

  1. olbe disse:

    Tá errado. Além disso, árabes e judeus já é errado: tem judeus árabes, tem cristão árabes, tem bahai árabes, outras religiões. etc etc etc…

    Para encurtar, basta olhar este mapa aqui pra saber a verdade:

  2. Regina Caldas disse:

    …se o ISIS se aproximar da região, os palestinos certamente escolherão ficar sob o guarda-chuva de israel.

  3. jayme endebo disse:

    Na história da humanidade quem ganha guerra não devolve territórios assim aconteceu com os americanos, soiéticos, alemães e inclusive o nosso Brasil querido portanto “anexação” de terras passa a ser piada pois os árabes fizeram quatro guerras com Israel e perdeu todas e se os árabes tivessem ganhado pelo uma delas com certeza Israel já teria saído do mapa.
    Israel devolveu o sinai e ganhou uma “paz” fria, devolveu gaza (os egípcios não queriam de volta) e ganhou mísseis todos os dias de presente.
    A Cisjordania deveria ser devolvida à Jordania mas o rei Husseim não a quis e ela está para ser negociada com o futuro estado palestino que agora quer existir pois até então só queria era destruir Israel e nunca criar o seu estado, o problema é fazer negociação com quem? com o Abbas ou com Hamas (que não aceita a existencia de Israel) ?
    O tempo vai forçar os países árabes a pressionarem os palestinos para aceitar a última oferta possível pois o ISIS vem aí para liquidar todos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *