Início » Internacional » A popularidade do Papa Francisco está muito além da religião
Igreja Católica

A popularidade do Papa Francisco está muito além da religião

O papa argentino está atraindo adulação de uma multidão de católicos e não católicos em todo lugar que visita

A popularidade do Papa Francisco está muito além da religião
Dois anos depois que seu papado começou, o pontífice é uma espécie de celebridade global (Foto: Wikimedia)

Apesar de ser o líder da Igreja Católica, o Papa Francisco conquista fãs de várias religiões. Para seus admiradores, ele está mais para Martin Luther King Jr. do que para Papa Bento XVI. Como o Papa João Paulo II, Francisco está atraindo admiração de uma multidão de católicos e não católicos em todo lugar que visita, o que não está sendo diferente na visita de cinco dias aos Estados Unidos.

Leia mais: EUA desativaram ameaça contra papa, diz parlamentar
Leia mais: Papa chega a Cuba neste sábado

Com discursos no Congresso e na Casa Branca, a viagem a Washington promete ser mais marcante do que a ida a Nova York e a Filadélfia.

Dois anos depois que seu papado começou, o pontífice é uma espécie de celebridade global, além de ser um exemplo para aqueles que compartilham suas preocupações com a mudança climática, a justiça social e a pobreza.

Nem todos os católicos concordam com sua postura. Os conservadores acham que ele está atenuando a verdadeira crença, já alguns liberais estão irritados por ele não ter mudado efetivamente nada na doutrina católica.

Mas para os não católicos, que não estão familiarizados com o dogma, Francisco já assumiu um papel mais amplo, preenchendo uma lacuna para aqueles que ansiavam por uma liderança em questões globais que afetam o planeta e os pobres.

Uma pesquisa do New York Times e da CBS News, realizada no início de setembro, revelou que 45% dos entrevistados veem Francisco mais como um líder e um porta-voz humanitário do que como um simples líder religioso.

Fontes:
The New York Times-Pope Francis’ Popularity Bridges Great Divides

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *