Início » Internacional » A rainha dos recordes
Monarquia britânica

A rainha dos recordes

Elizabeth II se torna a monarca há mais tempo no trono britânico

A rainha dos recordes
No dia 6 de fevereiro de 1952, ela assumiu o trono, quando seu pai, George VI, morreu enquanto dormia (Foto: UK Parliament/Roger Harris)

Nesta quarta-feira, 9, a monarquia britânica celebra um dia histórico. Com 89 anos, a rainha Elizabeth II, se tornou a monarca há mais tempo no trono britânico. Seu reinado começou  há 63 anos e 7 meses, quando ela tinha apenas 25 anos.

No dia 6 de fevereiro de 1952, ela assumiu o trono, quando seu pai, George VI, morreu enquanto dormia. Antes do novo recorde, a tataravó de Elizabeth II, a rainha Victória era a monarca britânica a ocupar o cargo por mais tempo. Seu reinado durou 23.226 dias, 16 horas e 23 minutos.

Além disso, Elizabeth II também ultrapassou outro recorde de sua tataravó. Em dezembro de 2007, a atual monarca se tornou a mais velha ainda no trono britânico, já que Victória morreu com 81 anos. Em maio de 2011, Elizabeth II também ultrapassou o rei George III, que ocupou o trono real por 59 anos, estabelecendo na ocasião o segundo reinado mais longo da coroa.

Com tanto tempo de reinado, ela testemunhou muitos avanços tecnológicos. Elizabeth II foi a primeira monarca britânica e enviar uma mensagem à Lua, em 21 de julho de 1969, durante a missão Apolo 11; a enviar um e-mail, em 26 de março de 1976; a organizar um concerto público no quintal do palácio e a publicar uma mensagem no Twitter, em outubro de 2014.

Enquanto isso, seu filho, Charles, continua sendo o Príncipe de Gales. Com 66 anos, ele continua esperando para assumir o trono. Resta saber se os britânicos vão gostar de algum dia tê-lo como rei e ter Camila, sua segunda esposa, como princesa consorte.

Fontes:
O Estado de S. Paulo-Elizabeth II, o reinado mais longo da história britânica
The Washington Post-For endlessly waiting Prince Charles, it might be good not to be the king

1 Opinião

  1. ney disse:

    E o que ela fez de bom em todo esse tempo? alguma obra humanitária? onde ele estava durante as duas grandes guerras mundiais? como que ela consegui ser dona da marca shell ?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *