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Cerveja em casa

A tendência crescente da cerveja artesanal

As vendas de cervejas de fabricação artesanal cresceram 8% em 2013, enquanto as vendas das grandes marcas diminuíram

A tendência crescente da cerveja artesanal
Os amadores beneficiam-se da tendência crescente da cultura da cerveja artesanal (Reprodução/Paul Cooper)

Na década de 1970, algumas pessoas começaram a fazer cerveja artesanal em casa. A ideia de beber cerveja fabricada em um armário embaixo da escada era uma ameaça assustadora e o prelúdio de uma dor de cabeça terrível. Mas a novidade continuou por falta de alternativas mais interessantes e pelo fato de a bebida ser, pelo menos, mais barata. Mas a cerveja artesanal Vienna IPA fabricada por Graham Nelson, que venceu uma competição nacional e começou a ser vendida em outubro em Waitrose, um supermercado de luxo por £2.50 ($4) a garrafa, eliminou esse preconceito.

Thornbridge Brewery, um fabricante de cerveja conhecido por sua produção de cervejas especiais, e um dos patrocinadores da competição, fabricará 10 mil garrafas de Vienna IPA, considerada a melhor cerveja entre as duzentas que participaram do evento. Nelson é um dos novos fabricantes de cerveja artesanal, que privilegia a qualidade, em vez da economia dos ingredientes. Apesar dos preços elevados, os apreciadores de uma boa bebida estão comprando a cerveja fabricada em pequena escala por um número crescente de produtores artesanais. E assim como os gourmets, que compram e torram os grãos de café, ou usam um fermento especial para fazer pães, algumas pessoas querem fabricar sua cerveja artesanal.

Os amadores beneficiam-se da tendência crescente da cultura da cerveja artesanal. Os fabricantes de cerveja caseira têm acesso a dicas práticas e simples na Internet. Vídeos on-line e fóruns de discussão orientam os inexperientes. E algumas cervejarias, como Beer Lab, promovem palestras e visitas para os novatos com a supervisão de um profissional.

As vendas de cervejas de fabricação artesanal cresceram 8% em 2013, enquanto as vendas das grandes marcas diminuíram. Atualmente, a Grã-Bretanha tem 1.285 cervejarias comparadas a duzentas na década de 1970, e 14 novas microempresas produtoras de cerveja artesanal abrem todos os meses no país.

Fontes:
The Economist-A pint well made

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