Início » Internacional » A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é criada
Nesta Data

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é criada

No dia 30 de dezembro de 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é criada

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é criada
O número de repúblicas que o constituíram variou ao longo do tempo, mas foi de quinze durante a maior parte da existência do país (Reprodução/Internet)

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também conhecida por União Soviética ou simplesmente URSS, foi um país de proporções continentais – 22.402.200 km² de área -, que cobria praticamente um sexto das terras emersas do planeta e fazia fronteira com 12 países. Foi fundada no dia 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia. Tinha como vantagens a grande ocorrência de recursos minerais e sendo auto suficiente na maioria dos recursos. Como desvantagens a localização entre 35 a 80 graus de latitude, o que deixa a região com 200 dias com temperaturas muito frias.

A maioria da população era formada por eslavos do leste (russos, ucranianos e bielorussos) – grupos que atingiam mais de dois terços da população total no final dos anos 1980. O russo era a língua oficial da URSS, mas mais de 200 outras línguas e dialetos era falados. Ao menos 18 línguas eram faladas por mais de um milhão de pessoas cada, e cerca de 75% dos habitantes falavam línguas eslavas. Em 1989, o país tinha estimados 286 milhões de habitantes.

O número de repúblicas que o constituíram variou ao longo do tempo, mas foi de quinze durante a maior parte da existência do país. Em 1990, penúltimo ano de existência, a URSS contava com 20 repúblicas autônomas, oito províncias autônomas, dez distritos autônomos, seis regiões e 114 províncias. A União dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991.

Fontes:
Info Escola-União Soviética

1 Opinião

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991. Mas parece que o modelo político de poder vem sendo tentado implantar em outro país continental contado com vinte e seis estados autônomos, um distrito federal autônomo, com uma população estimada em 202 milhões de habitantes, mais de trinta e seis milhão de pessoas inscritas em programas assistenciais controlados pelo poder central, que vem desenvolvendo uma política ampla gradual de igualdades dos salários através da valorização do salário mínimo desvalorizando outros salários em relação parecendo tornar comum todos ganharem um salário mínimo no país BRASIL que parece renascer a dissolução da URSS.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *