Início » Internacional » A Via Láctea é deformada e torcida
CIÊNCIA

A Via Láctea é deformada e torcida

Pesquisa aponta que a Via Láctea não é plana ou estável como se acreditava

A Via Láctea é deformada e torcida
Pesquisadores usaram 1.339 estrelas para visualizar a verdadeira forma da Via Láctea (Foto: Pixnio)

Os cientistas acreditavam que a Via Láctea era uma galáxia estável e plana, mas recentemente descobriram que ela é distorcida e deformada.

Tem sido difícil definir a forma de nossa própria galáxia, mesmo quando mapeamos outras em detalhes. Os cientistas comparam a experiência de medir a Via Láctea como estar no seu jardim tentando descobrir qual é o formato do seu país.

Agora, os pesquisadores usaram 1.339 estrelas para criar um mapa que revela a verdadeira forma da nossa galáxia. Eles descobriram que o disco de estrelas torce quando se aproxima das bordas, longe da forma plana que os cientistas observaram em outras galáxias.

“Geralmente pensamos em galáxias espirais como sendo bastante planas, como Andrômeda, que você pode ver facilmente através de um telescópio”, disse o professor Richard de Grijs, coautor e astrônomo da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália.

Se estivéssemos olhando para a nossa galáxia de fora e a distância, veríamos um disco fino de estrelas que orbitam em torno de uma região central, a cada poucas centenas de milhões de anos. Centenas de bilhões de estrelas e toda uma massa de matéria escura agitam tudo como uma fusão gravitacional.

Mas, quanto mais longe das regiões internas da Via Láctea, há menos a atração da gravidade. No disco externo, os átomos de hidrogênio que compõem o disco de gás da Via Láctea são, como consequência, deformados em uma forma semelhante a um S, e não são mais unidos em um plano fino.

Os astrônomos já tinham visto anteriormente galáxias semelhantes que têm a forma deformada e torcida em suas bordas, embora seja um fenômeno raro. Mas não estava claro anteriormente que a nossa galáxia pertencia a esse estranho conjunto.

 

Leia também: Via Láctea está repleta de ‘gordura espacial’
Leia também: Via Láctea não será engolida pela galáxia vizinha, diz estudo

Fontes:
Independent-The Milky Way is warped and twisted around, scientists discover

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Deformada e torcida acredito que seja a percepção de quem vê.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *