Início » Internacional » Acidente mata dez na Argentina, entre eles três atletas de elite franceses
Tragédia no esporte

Acidente mata dez na Argentina, entre eles três atletas de elite franceses

Dez pessoas morreram após colisão de helicópteros na província argentina de La Rioja, perto da Cordilheira dos Andes. Entre os mortos estão os atletas franceses Camille Muffat, Florence Arthaud e Alexis Vastine

Acidente mata dez na Argentina, entre eles três atletas de elite franceses
Equipe seguia para a gravação de um programa da TV francesa (Foto: Reprodução/O Globo)

Uma colisão entre dois helicópteros na Argentina deixou dez mortos, entre eles oito franceses e dois argentinos. Entre as vítimas estavam a nadadora Camille Muffat, o boxeador Alexis Vastine e a velejadora Florence Arthaud. Os dois helicópteros colidiram quando iam para uma região inóspita, na província de La Rioja, perto da Cordilheira dos Andes, para gravar um reality show de sobrevivência da emissora de TV francesa TF1.

Além dos atletas, cinco integrantes da equipe de TV que filmaria o programa, Laurent Sbasnik, Lucie Mei-Dalby, Volodia Guinard, Brice Guilbert e Edouard Gilles, e os dois pilotos argentinos, Carlos Castillo e Roberto Abate, morreram.

A nadadora Camille Muffat, 25 anos, venceu a prova de 400m livre nas Olimpíadas de Londres em 2012 e foi segunda colocada na de 200m livre. Alexis Vastine, 28 anos, era boxeador e foi medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Florence Arthaud, 57 anos, é a recordista de travessia solitária mais rápida do Atlântico Norte e, por isso, ficou conhecida como “noiva do atlântico”.

O acidente aconteceu na região de Villa Castelli, próxima à região de Quebradas El Yeso e Condado, duas regiões ideais para experiências extremas, segundo autoridades locais. Lá seria gravado o reality show “Dropped”, da TF1, onde os participantes são abandonados em uma região isolada e têm que retornar à civilização.

Testemunhas relataram que os dois helicópteros se chocaram no ar em um momento em que tinham boas condições de voo. Os dois pilotos eram Argentinos e pilotavam máquinas cedidas por governantes locais para o programa francês.

Governo francês investigará acidente

As autoridades francesas irão abrir inquérito para investigar as causas da morte dos oito cidadãos. As causas do acidente ainda não são claras e, segundo as autoridades, as condições de voo eram excelentes no instante da colisão.

“Ocorreu uma explosão e acredita-se que isso pode ser a causa da colisão entre os helicópteros”, disse o secretário de segurança da província de La Rioja, Cesar Angulo.

Confira o vídeo do momento da colisão:

Fontes:
O Globo-Acidente de helicópteros mata três atletas de elite franceses na Argentina
The Independent-Argentina helicopter crash: Paris opens manslaughter investigation over deaths of eight French nationals

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *