Início » Internacional » Advogados chineses são perseguidos por seu governo
China

Advogados chineses são perseguidos por seu governo

A China justifica a prisão de advogados como uma defesa à segurança nacional

Advogados chineses são perseguidos por seu governo
Advogados sofrem perseguições contínuas desde que começaram a defender os direitos legais de pessoas comuns em processos contra o Estado (Foto: Wikipedia)

Alguns foram levados de suas casas no meio da noite. Outros tiveram seus escritórios invadidos, ou foram convidados para “tomar chá” no posto policial local, um eufemismo para serem submetidos a um interrogatório. De acordo com a Anistia Internacional, cerca de 120 advogados, além de mais de 50 funcionários de apoio dos escritórios de advocacia, membros da família e ativistas foram presos no país na madrugada de 9 de julho.

Essa ação do governo foi admirável pela velocidade, extensão geográfica e o número de pessoas visadas. Teng Biao, um advogado e ativista chinês que vive nos Estados Unidos, disse que esse número inclui quase todos os advogados que defendem os direitos civis na China. Esses advogados sofrem perseguições contínuas, porém essa foi a operação policial mais agressiva contra eles, desde que começaram a defender no início da década de 2000 os direitos legais de pessoas comuns em processos contra o Estado. Nos últimos dias a mídia estatal os difamou, chamando-os de agitadores que procuram “celebridade e dinheiro”.

Essa ação violenta foi o clímax de uma série de acontecimentos particularmente desanimadores dos últimos meses na questão dos direitos civis na China. No início deste ano cinco feministas ficaram presas durante cinco semanas por terem protestado contra o assédio sexual nos transportes públicos. Uma lei aprovada este mês dará uma base jurídica ao governo para ampliar de maneira considerável o conceito de ameaça à segurança nacional. Encontrar um bom advogado na China ficará ainda mais difícil.

Fontes:
The Economist - Uncivil

1 Opinião

  1. Vitafer disse:

    Que a China vá para a Cochin China!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *