Início » Internacional » Aeroporto de Bali é reaberto após três dias fechado
VOOS AUTORIZADOS

Aeroporto de Bali é reaberto após três dias fechado

Desde a última segunda-feira, 27, cerca de 900 voos que chegariam ou deixariam Bali foram cancelados por risco de erupção de vulcão

Aeroporto de Bali é reaberto após três dias fechado
Voos podem ser suspensos novamente, caso as cinzas tornem a se aproximar dos aviões (Foto: Twitter)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Após três dias fechado por causa das atividades vulcânicas, o aeroporto internacional de Ngurah Rai, na Ilha de Bali, Indonésia, foi reaberto nesta quarta-feira, 29. Apesar do nível de alerta ainda ser considerado alto, inclusive com geólogos acreditando em uma erupção do vulcão do Monte Agung, as nuvens de cinzas começaram a se afastar, possibilitando que as autoridades autorizassem os voos. No total, 120 mil turistas estão na cidade no momento.

Mesmo com a atual liberação do aeroporto, as autoridades esclareceram que os voos podem ser suspensos a qualquer momento, caso os ventos mudem de direção, pois as cinzas representam grande perigo para as turbinas dos aviões.

O nível de alerta de aviação foi rebaixado de vermelho (máximo) para o grau inferior, laranja, após as autoridades aeroportuárias se reunirem no aeroporto para avaliar as condições de voo. Desde a última segunda-feira, 27, aproximadamente 900 voos que chegariam e deixariam Bali foram cancelados.

Em setembro, quando o vulcão do Monte Agung começou a sinalizar atividades, 140 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. Algumas chegaram a retornar para seus lares no final de outubro, mas tiveram de retornar ao abrigo no último sábado, 25. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia mantém o alerta de erupção no nível máximo, com uma zona de segurança em um raio de 10 quilômetros.

Uma anomalia térmica na cratera do vulcão foi detectada por um satélite da Nasa, o que significa que uma passagem se abriu na crosta do vulcão, permitindo a chegada do magma na superfície com maior facilidade. A geóloga Diana Roman, do Instituto Camegie de Washington, afirmou que os pesquisadores “não têm base para saber se essa erupção se intensificará, continuará em seu nível atual ou irá parar”.

A cidade de Bali é o principal destino turístico na Indonésia, com cerca de 200 mil turistas estrangeiros por mês. Como o arquipélago da Indonésia está sobre o chamado “Anel de Fogo” do Oceano Pacífico, conta com grande atividade sísmica e vulcânica, tendo milhares de tremores anualmente. Mesmo assim, a última grande erupção do vulcão do Monte Agung ocorreu há 54 anos, em 1963, deixando aproximadamente 1.100 mortos.

Fontes:
DW - Aeroporto de Bali reabre após deslocamento de cinzas vulcânicas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *