Início » Internacional » Alemanha derrota resistência judaica no Gueto de Varsóvia
Holocausto

Alemanha derrota resistência judaica no Gueto de Varsóvia

Em 16 de maio de 1943, chega ao fim o Levante do Gueto de Varsóvia. Mais de 7 mil judeus foram assassinados a tiros

Alemanha derrota resistência judaica no Gueto de Varsóvia
Apesar de estarem em menor número, com menos armamentos e menos preparo, a resistência organizada pelos judeus durou quase um mês (Reprodução/Wikipedia)

Durante a invasão da Polônia pela Alemanha, na Segunda Guerra Mundial, os alemães decretaram o estabelecimento de um gueto em Varsóvia, capital do país. Todos os judeus da cidade foram obrigados a se mudar para uma área determinada pelas autoridades alemãs, que foi isolada do resto da cidade em novembro de 1940.

O Gueto de Varsóvia foi cercado por um muro, com arame farpado no topo, e era vigiado 24 horas por dia para impedir fugas e contrabando. Judeus de cidades vizinhas também foram forçados a se mudar para o local, que chegou abrigar mais de 400 mil pessoas em uma área de apenas 2,1 quilômetros quadrados, com uma média de 7,2 pessoas por aposento. Os alimentos enviados pelas autoridades alemãs para o gueto não eram suficientes para manter as pessoas vivas. Entre 1940 e meados de 1942, 83 mil judeus morreram de inanição e doenças.

A partir de 1942, agentes da Gestapo e a polícia alemã começaram a deportar os judeus do Gueto de Varsóvia para campos de concentração e de extermínio. Mas, em janeiro de 1943, cerca de 70 mil a 80 mil judeus ainda ocupavam o local e resistiram a uma tentativa alemã de deportá-los para o centro de extermínio de Treblinka.

Três meses depois, novos agentes da Gestapo e uma nova força policial cercaram o local com a intenção de destruir os muros e deportar os judeus remanescentes. Iniciou-se o Levante do Gueto de Varsóvia. Durante quase um mês, combatentes judeus conseguiram resistir apesar de estarem em menor número, com menos armamentos e menos preparo. Mas, no dia 16 de maio de 1943, os alemães conseguiram vencer a resistência. Dos mais de 56 mil judeus capturados, cerca de 7 mil foram assassinados a tiros e o restante foi deportado para os campos onde foram mortos.

Fontes:
United States Holocaust Memorial Museum-Vársovia

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    O Levante foi liderado por Mordechai Anielevsk que soube através dos judeus que conseguiram escapar dos campos de extermínios, que todos os judeus do gueto iriam ser transportados para campos principalmente Aushwitz. e que seriam mortos por gás e fuzilamento. Foram feitos vários apelos aos líderes ocidentais para que fosse fornecido armas para eles mas o mundo ficou surdo e eles lutaram sozinhos, matando soldados nazistas e roubando as suas armas. Na primeira página do New York Times estava estampado ” Judeus do Gueto de Varsóvia reagem com violencia despropocional contra os nazistas e o resultado foi a sua aniquilação.
    É a velha estória se não vai ajudar, pelo menos não atrapalha nem fale mentiras.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *