Início » Internacional » Alemanha é acusada de espionar empresas de países aliados
Inteligência alemã

Alemanha é acusada de espionar empresas de países aliados

Um ano e meio após repreender os EUA por espionar aliados, o governo de Angela Merkel é acusado de espionar europeus a pedido da inteligência americana

Alemanha é acusada de espionar empresas de países aliados
Há um ano em meio, Angela Merkel teve seu celular grampeado pela NSA (Foto: Wikipedia)

Há um ano em meio, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, teve seu celular grampeado e monitorado pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). Na época, Merkel expressou sua indignação em um pronunciamento na televisão alemã. “Espionagem entre aliados não é algo que se deva fazer”, disse a líder.

Quase dois anos depois, Merkel está novamente envolvida em um escândalo de espionagem. Mas dessa vez no lado oposto da polêmica. O serviço de inteligência alemão BND está sendo acusado de espionar empresas europeias e até mesmo pessoas. A espionagem teria sido feita a pedido do serviço de inteligência americano.

Na última terça-feira, 5, o governo da Áustria apresentou uma queixa oficial contra os serviços de inteligência americano e alemão, por suspeita de espionagem. A informação foi divulgada pela Reuters.

Membros do governo Merkel também estão tendo de lidar com a acusação feita pela imprensa alemã e pela oposição de que falharam em seu dever constitucional de supervisionar o serviço de inteligência e relatar suas atividades ao parlamento alemão. Alguns opositores, como o líder da esquerda alemã Gregor Gysi, vão além, e acusam o governo de traição.

As acusações foram duramente rejeitadas pelo governo e pelo serviço de inteligência alemão. Na última segunda-feira, 4, Gerhard Schindler, chefe da BND, chamou de absurdas as acusações de que a agência serviu de ferramenta para os Estados Unidos.

Os detalhes da investigação ainda estão sendo apurados pela secretaria alemã de assuntos relacionados à Segurança. A Procuradoria Geral alemã está analisando se abre uma investigação oficial sobre o caso.

Fontes:
The New York Times-Germany, Too, Is Accused of Spying on Friends

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *