Início » Internacional » Alemanha nazista assina a rendição
Segunda Guerra Mundial

Alemanha nazista assina a rendição

Em 8 de maio de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegou oficialmente ao fim com a rendição alemã

Alemanha nazista assina a rendição
Wilhelm Keitel assinou a rendição do exército alemão (Reprodução/Wikipedia)

Após a morte Adolf Hitler, em 30 de abril de 1945, a rendição nazista era uma questão de tempo. A Alemanha estava totalmente cercada pelas tropas aliadas. Depois de cinco anos do início da Segunda Guerra Mundial, no dia 8 de maio de 1945, o Terceiro Reich chegou ao fim.

No dia anterior, o general alemão Alfred Jodl já havia assinado um primeiro ato de rendição na França. Na data oficial, a segunda ata de capitulação foi firmada em Karlshorstla, na periferia de Berlim.

A cerimônia de Berlim foi exigida pelo líder soviético Joseph Stalin. O documento definitivo da rendição indicava que a Alemanha seria completamente desarmada e decretava o fim do Partido Nazista. A ata que foi redigida em inglês, alemão e russo, também determinava a libertação de todos os prisioneiros de guerra.

Depois que o acordo foi assinado, o líder britânico Winston Churchill anunciou a rendição alemã pela BBC. Outros chefes de estado como o americano Harry Truman e Josef Stalin também discursaram para anunciar o fim do conflito que deixou cerca de 55 milhões de mortos.

Fontes:
Uol-Rendição alemã na II Guerra foi assinada em 7, 8 e 9 de maio de 1945

1 Opinião

  1. Hugo Leonardo Filho disse:

    Hitler sabia que ia perder a guerra desde 1943. Resistiu o máximo possível para tentar obter uma rendição em melhores termos. Parece que conseguiu, já que sua suposta morte nunca foi comprovada.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *