Início » Internacional » Aliados de Angela Merkel devem sofrer revés na Baviera
BOCA DE URNA

Aliados de Angela Merkel devem sofrer revés na Baviera

Pesquisa aponta que CSU perdeu maioria absoluta no Parlamento da Baviera

Aliados de Angela Merkel devem sofrer revés na Baviera
Angela Merkel governa com uma coalizão entre o CDU, o CSU e o Partido Social-Democrata (Fonte: Reprodução/Armin Kübelbeck/CC-BY-SA/Wikimedia Commons)

O partido União Social Cristã (CSU), aliado do União Democrata Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, deve sofrer uma derrota pesada nas eleições regionais na Baviera realizadas neste domingo, 14.

De acordo com uma pesquisa de boca de urna, o CSU perdeu maioria absoluta no Parlamento da Baviera. Caso o resultado das eleições deste domingo seja confirmado, será o pior resultado para o partido desde 1950, que então terá que formar uma coalizão para poder governar.

A chanceler Angela Merkel governa com uma coalizão entre o CDU, o CSU e o Partido Social-Democrata (SPD), que, ainda segundo a pesquisa, obteve 10% dos votos.

A sondagem aponta ainda um forte crescimento do Partido Verde, que teria obtido o segundo lugar na disputa. Além disso, o Alternativa para Alemanha (AfD), de extrema-direita, teria conseguido entrar pela primeira vez na Assembleia regional.

Os resultados da boca de urna foram: CSU, com 35,5% dos votos; Partido Verde, com 18,5%; Freie Wähler, com 11,5%; AfD, com 11%; SPD 9, com 10%; FDP, com 5%; e Linke, com 3,5%.

As eleições regionais deste domingo contaram com a participação de cerca de 10 milhões de eleitores.

Uma pesquisa feita para o jornal Bild revelou que o apoio da união conservadora CDU e CSU caiu cerca de 26% em todo o país. A aliança conservadora da chanceler alemã passará por outro teste daqui a cerca de duas semanas, quando o estado de Hesse também terá eleições regionais.

Fontes:
Público - Aliados de Merkel com o segundo pior resultado da sua história na Baviera
G1 - Partido aliado de Merkel perde maioria absoluta no Parlamento da Baviera, aponta boca de urna

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *