Início » Internacional » Aliados de Cristina Kirchner são derrotados em eleições legislativas
Argentina

Aliados de Cristina Kirchner são derrotados em eleições legislativas

Apesar da derrota, governo manterá a maioria dos assentos na Câmara e no Senado

Aliados de Cristina Kirchner são derrotados em eleições legislativas
Sergio Massa, da opositora Frente Renovadora, venceu na província de Buenos Aires (Fonte: Reprodução/Reuters)

Os principais candidatos do governo peronista da presidente Cristina Kirchner foram derrotados neste domingo, 27, nas eleições legislativas da Argentina.

As eleições foram realizadas para renovar metade da Câmara dos Deputados, um terço do Senado e ainda para eleger vereadores nas dez das 24 províncias do país.

Embora os aliados de Cristina Kirchner tenham sido derrotados nos maiores colégios eleitorais do país, o governo manterá a maioria dos assentos nas duas Casas, com 32,23% dos votos.

As três maiores forças opositoras receberam juntas mais votos do que o governo, cuja maior derrota aconteceu na província de Buenos Aires, que concentra 38% do eleitorado. O candidato do governo, Martín Insaurralde, perdeu para o atual prefeito da cidade de Tigre, Sergio Massa, da opositora Frente Renovadora.

A presidente Cristina Kirchner não votou pois está se recuperando de uma cirurgia para a retirada de um hematoma no cérebro.

As eleições legislativas deste domingo foram realizadas no dia que marcou os três anos da morte do ex-presidente Nestor Kirchner, que governou a Argentina entre 2003 e 2007, sendo sucedido por sua mulher, Cristina Kirchner.

Fontes:
BBC Brasil - Kirchnerismo sofre revés em eleições legislativas na Argentina

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *