article image
Velório simbólico de Orlando Zapata (Fonte: AP)
Estado de sítio

Agrava-se a repressão em Cuba no enterro de Zapata

fonte | A A A

Você concorda com a decisão do presidente Lula de se abster ao apelo dos presos políticos de Cuba, como aconteceu com Orlando Zapata, que morreu de greve de fome nesta terça, 23?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

A famosa blogueira Yoaní Sánchez está entre as cerca de 100 pessoas detidas pelo regime dos Castro.

Orlando Zapata foi enterrado nesta quinta-feira, 25, na cidade de Banes, a 850 quilômetros a leste de Havana. O regime instaurou um virtual estado de sítio, impondo o silêncio à imprensa local e levando a cabo um série de prisões de dissidentes.

A morte de Zapata coincidiu com a chegada do presidente Lula a Havana, na última terça-feira, 23. Antes de Lula desembarcar na ilha, presos políticos haviam pedido que ele intercedesse junto aos irmãos Castro pela libertação dos dissidentes. Lula, entretanto, preferiu se abster do tema dos direitos humanos durante sua visita a Cuba, limitando-se a lamentar a morte de Zapata após 85 dias de greve de fome. Essa postura vem rendendo a Lula críticas por parte de analistas de relações internacionais.

Leia mais:

Morte de Zapata infla repressão em Cuba

Morte de dissidente levanta polêmica em Cuba


Lula se reúne com Fidel e Raúl Castro

De volta ao topo comentários: (18)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Nikacio Lemos disse:

    DILMA PARA PRESIDENTE !
    Vem Dilma!!!!
    Vem !!!!
    Vem para manter e legalizar de uma vez por todas a corrupção, oportunismo,demagogia, ditadura, MENTIRAS e aliança com países desagregadores e ditadores. ..
    Vem Dilma, vem para que vocês comunistas do PT se perpetuem definitivamente no poder e continuem financiando a Milícia criminosa do MST , Sindicatos e continuem financiando o comunismo e ditadores pelo mundo a fora dos Países amigos de vocês para que este socialismo de Chávez , Fidel e Irã se estabeleça no Brasil definitivamente .
    Fui…
    Nikacio lemos
    23 anos universitário

  2. luiz antonio vieira barbi disse:

    LULA ESTÁ CERTÍSSIMO!! APOIADO POR PELO MENOS 75% DO POVO BRASILEIRO, ELE FAZ O QUE QUER…ESTÁ LIVRE E SOLTO PARA ATÉ MESMO AGIR CONFORME UM DITADOR!! NUNCA ESQUECER QUE ELE JÁ ELEGEU A DILMA BOTOX PRESIDENTE EM 2010!! APARECEU EM UMA FOTO QUE TODOS VIRAM, SORRIDENTE, AO LADO DO VESTUSTO FIDEL CASTRO!!!
    LULA ESTÁ COM TUDO!!! ESTA É A OPÇÃO PREFERENCIAL DO POVO BRASILEIRO!!

  3. jaderdavila thesmallshareholder disse:

    cuba devia fazer como a china.
    deixa o economico virar capitalista, e repressa só o politico.
    assim o cubano podia usar a boca pra pelo menos comer.
    o lula foi la lamber o fidel, naturalmente que nao vai falar nada contra; o sonho do lula era ter o controle que o fidel tem.
    a sorte do lula e do fidel, é que o latino nao tem o costume americano de matar presidentes.

  4. Markut disse:

    Este acontecimento, não programado, põe a nú a falsa postura de lider e Estadista do nosso preclaro presidente.
    Sem surpresa, o grande capital com que ele pode contar é com a ignorância da massa eleitora e com o oportunismo da sua entourage, na qual se incluem, evidentemente, os grandes interesses corporativos e a curriola de politicóides, ávidos pelo seus respectivos nacos de benesses.
    O seu inegavel carisma só serve para exacerbar esse non sense, com o inexplicavel aval de alguns setores da imprensa mundial.
    Esse é o “cara” , cuja ostensiva ambição continuista há muito que não é siquer disfarçada, contrariando a necessária e saudavel alternância de poder, que uma democracia de fato exige.

  5. Luiz Mourão disse:

    De fato, Lula decepcionou e ainda se mostra, de certa forma, conivente com o regime repressor e cruel da família Castro.
    Esses ditadores já deveriam ter sido ejetados do Poder há décadas. A desculpa de que são bons para o povo é pura mentira, todos sabemos.
    Se Fidel fosse tão querido pelos cubanos como alguns gostam de asseverar, por que ele já não abriu ELEIÇÕES DIRETAS e LIVRES, supervisionadas pela comunidade internacional, que confirmariam que o povo cubano realmente o deseja lá no Poder?? Isso, inclusive, desmantelaria bloqueios econômicos diversos contra o país pois o POVO terá dito que quer Fidel no Poder.
    Mas ele e seus capangas não perdem por esperar: a História demora mas acaba por mostrar quem é quem no mundo, e, ainda que tarde, ele pagará, quando não seus filhos…

  6. Paulo-PI disse:

    Queridos amigos,
    Lula não só por sua ideologia, mais principalmente por ser êle e Fidel Castro os fundadores do fôro de São Paulo, são por este mesmo fôro proibidos de se manifestarem contra qualquer ação das esquerdas, muito pelo contrário, devem sempre apoiar mesmo que isso pareça uma contradição. Logo logo ele arranjará uma desculpa justificando não só a morte de Zapata, mais se for pressionado conseguirá justificar até as torturas.Aquele mesmo que exigiu tudo de Honduras que depôs o “Zénada” legalmente, é aquele que não dá uma palavra contra o regime facista de Fidel

  7. Charles Goodwell disse:

    Trata-se de uma viagem desastrada, mesmo sem a morte de Zapata. O regime está agônico, ninguém lhe dá crédito, pois Cuba tem caloteado todos os seus antigos parceiros comerciais. O Brasil foi chamado para financiar um pouco mais a continuidade do regime. Com a deterioração econômica da Venezuela, os Castros procuram desesperadamente por tolos que lhes sustentem. A manifestação dessa tolice está no discurso do Apedeuta pedindo o fim do embargo comercial. Veja o depoimento de um exilado cubano em:
    http://cubasincadenas.invisionzone.com/index.php?showtopic=6737#top

  8. renato disse:

    Não é novidade, desde de início do primeiro govêrno que Lula adula os ditadores, o que para mim confirma a tendência autoritária do seu partido e do seu govêrno.

  9. Afonso Schroeder disse:

    Falar de Cuba dizer que é um País que não respeita as leis internacionais de Direitos Humanos qualquer cidadão brasileiro tem este direito, mas dai o presidente Lula fazer uma visita de cortesia e se envolver em assuntos internos daquele País não cabe, porque quando visitou o Japão, China e Estados Unidos onde a pena de Morte é julgamento pronunciado e executado quase que diáriamente, estes mesmos defensores dos Direitos Humanos não se manifestaram, será que só tem carcéres politicos inocentes em Cuba…

  10. Paulo C. Donatti disse:

    O NOSSO PRESIDENTE CERTAMENTE GOSTARIA DE SER CHAMADO DE LUIZ INACIO LULA DA SILVA CATRO. QUE VERGONHA, LEVA O BRASIL A CONDIÇÃO DE NAÇÃO TUPINIQUIM.

  11. Otacio de Andrade disse:

    Como aparecem tantos articulistas ou comentaristas rançosos, preconceituosos, reacionários… Pelo menos, ó trogoditas da direita internacional, em Cuba os parentes do falecido sabem onde foi morto e onde está enterrado o corpo do seu ente querido. E os mortos de Guatânamo, prisioneiros, sem julgamento, do país que todos vocês veneram? e os daqui, do perído pós 64 que vocês tanto adoraram?

  12. Robson Mothé disse:

    Lula deveria filtrar mais os seus contatos, pois Cuba nada mais é do que propriedade dos Castros, onde a democracia passa longe, e o Brasil deveria fazer oposição a regimes autoritários, que é o caso: Venezuela, China, Coréia do Norte, Irã, etc. As autoridades desses países usam a ditadura para se perpetuarem no poder e seus privilégios. Chega de ditaduras, acorda Lula.

  13. Milton Guedes Guimaraes disse:

    Sr. Charles Goodwell, apesar do nome o iluise precisa se informar mais: A Venezuela que o presidente Chaves arrazou recebeu essa semana noticias da concessão de 80 bilhões de dolares de vários paises do mundo, que necessitam petroleo, pa duplicar a sua produçã. Se nao sabia, foi descoberto há algum tempo as maiores reservas do mundo de gas e petroleo na bacia do Orinoco.

  14. Antonio Siqueira Campos disse:

    O Presidente brasileiro como “mui amigo” de Fidel Castro foi omisso e cúmplice na morte de Orlando Zapata. Nada podia fazer porque talvez como sempre não sabia detalhes do problema. Mas, este é o regime que nosso Presidente gosta e defende, como o de Teerã, de Cuba, de Caracas, dem Hong Kong, da Coréia do Norte, tudo em nome de uma pseudo democracia.

  15. caetano disse:

    É duro ver este cara que já fez greve de fome na cadeia de braços dados com ditadores
    eta governo de me—.
    se a dilmona for eleita estamos ferrados!

  16. Geraldo Euclides disse:

    Já imaginou se a Dilma for eleita (não será) ficará êste país pior do que está em assuntos Internacionais embora eu sei que não deve intrometer no sistema político de um pais, mas desse Lula espera-se tudo, e ele é o “cara”.

  17. EDSON disse:

    A imprensa vinculada ao grande capital faz um estardalhaço,um terrorismo enorme por causa da morte de um grevista de fome em CUBA.Essa mesma imprensa “democrática” é incapaz de publicar a versão do governo cubano.Milhares de pessoas morrem diariamente de fome no mundo decorente da sistema injusto do capitalismo.Não satisfeitos matam centenas de inocentes civis nas invasões covardes de outros países (Iraque,Afeganistão,faixa de Gasa e etc).Essa mesma midia se cala.É muita hipocrisia.

  18. TELMA FARKUH disse:

    ATÉ NA COMPAIXÃO, SENTIMENTO NOBRE DOS GRANDES ESTADISTAS E HUMANITÁRIOS, O HOMEM SE DÁ AO LUXO DE TER SUAS PREFERÊNCIAS. UNS LUTAM POR MENDINGOS, PESSOAS DE RUA, OUTROS PELOS PRESOS, OUTROS PELOS FERIDOS,MAS QUANDO SE DÁ AO LUXO DO ENCONTRO DE PERSONALIDADE A QUEM DEVE-SE ” FAVORES E BONS RELACIONAMENTOS “, ATÉ NESTE INSTANTE O HOMEM PARA PRA PENSAR SE DEVERÁ AJUDAR OU NÃO, COMO SE AJUDAR FOSSE UMA QUESTÃO RACIONAL….