Início » Internacional » Americano e japonês ganham Nobel de Medicina
PRÊMIO NOBEL 2018

Americano e japonês ganham Nobel de Medicina

Imunologistas americano e japonês foram premiados por descoberta de terapia contra o câncer

Americano e japonês ganham Nobel de Medicina
James P. Allison e Tasuku Honjo vão dividir o prêmio de 9 milhões de coroas suecas (Fonte: Reprodução/The Nobel Prize/Nobel Media)

O Prêmio Nobel 2018 de Medicina foi atribuído nesta segunda-feira, 1º , aos imunologistas James P. Allison e Tasuku Honjo por sua descoberta de um tipo de terapia contra o câncer que se baseia na “inibição da regulação imune negativa”.

O americano James P. Allison, da Universidade do Texas, e o japonês Tasuku Honjo, da Universidade de Kyoto, vão dividir o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, ou quase R$ 4.100.000.

De acordo com a Academia Sueca, Allison e Honjo “estabeleceram um princípio inteiramente novo para a terapia do câncer”.

A Fundação Nobel ressaltou que James P. Allison estudou uma proteína que funciona como um freio no sistema imune durante o tratamento de câncer, “e desenvolveu esse conceito até chegar a uma nova abordagem para tratar pacientes”. Ainda segundo a Fundação, já as terapias baseadas na descoberta de Tasuku Honjo “provaram ser bastante efetivas na luta contra o câncer”.

Especialistas ressaltaram que o tratamento traz menos efeitos colaterais, sendo eficaz principalmente contra o melanoma maligno.

O comitê do Prêmio Nobel anunciará nesta terça-feira, 2, o Prêmio Nobel de Física e, na quarta-feira, 3, o Prêmio Nobel de Química. O Prêmio Nobel de Paz será anunciado no dia 5 de outubro. Na edição deste ano não será concedido o Prêmio Nobel de Literatura, suspenso após escândalo sexual.

Fontes:
G1 - James P. Allison e Tasuku Honjo são os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2018 por terapia contra o câncer
The Nobel Prize - The Nobel Prize in Physiology or Medicine 2018

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *