Início » Internacional » Americano ganha Nobel de Economia
PRÊMIO NOBEL 2017

Americano ganha Nobel de Economia

Richard Thaler foi escolhido 'por suas contribuições para a economia comportamental'

Americano ganha Nobel de Economia
Thaler deixou a economia 'mais humana' (Fonte: Reprodução/Divulgação)

O americano Richard H. Thaler, de 72 anos, considerado o “pai” da economia comportamental, ganhou o prêmio Nobel de Economia por seus trabalhos sobre o comportamento humano e a economia.

A organização do Nobel ressaltou que o americano foi escolhido “por suas contribuições para a economia comportamental”.

Richard H. Thaler é professor na Universidade de Chicago desde 1995 e diretor do Centro de Pesquisa sobre a Decisão da Universidade de Chicago e investigador do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica.

Ainda de acordo com a Academia Real Sueca de Ciências, “as contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre a economia e a análise psicológica da tomada de decisão individual”.

“Suas descobertas empíricas e suas ideias teóricas têm sido fundamentais para criar o novo campo de economia comportamental e em rápida expansão, que teve um impacto profundo em muitas áreas de pesquisa e política econômica”. Thaler, ainda segundo a organização, deixou a economia “mais humana”.

Ao explorar as consequências de uma racionalidade limitada, das preferências sociais e da ausência de autocontrole, Thaler mostrou como esses traços humanos afetam sistematicamente as decisões individuais e os resultados do mercado financeiro.

Fontes:
RTP - Nobel da Economia para Richard H. Thaler

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *