Início » Internacional » Angela Merkel e François Hollande vão à Rússia propor plano de paz a Putin
Cessar-fogo na Ucrânia

Angela Merkel e François Hollande vão à Rússia propor plano de paz a Putin

Primeira-ministra Alemã e presidente francês vão se reunir com Vladimir Putin para propor plano de paz para as regiões separatistas pró-rússia na Ucrânia

Angela Merkel e François Hollande vão à Rússia propor plano de paz a Putin
A proposta inclui um cessar-fogo entre as duas partes (Reprodução/Internet)

A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e o e o presidente francês, François Hollande, vão se reunir nesta sexta-feira, 6, com o presidente russo, Vladimir Putin, para propor um plano de paz para as regiões separatistas pró-Rússia na Ucrânia.

Na última quinta-feira, 5, Angela e Hollande foram a capital ucraniana Kiev apresentar a proposta ao presidente Petro Poroshenko. O encontro entre os três líderes durou cinco horas e Poroshenko se mostrou otimista em relação à proposta, que inclui um cessar-fogo entre as duas partes.

Segundo o jornal Financial Times, a Europa demorou para perceber a ameaça que a Rússia, comandada por Putin, representa. Uma reportagem intitulada “A Ucrânia é só uma peça na estratégia maior de Putin”, diz que essa demora se deu pelo sentimento de antiamericanismo e pelo interesse econômico na região.

O texto diz que a anexação da Crimeia e a ofensiva russa no leste da Ucrânia dissiparam os torpor e as dúvidas da Europa em relação aos verdadeiros objetivos de Putin. “Putin interpretou mal os protestos na Ucrânia e não previu a queda do presidente Viktor Yanukovich. Diante disso, agarrou o que pôde. Além de conveniente a guerra se encaixava no plano estratégico de restabelecer o domínio sobre boa parte do antigo território soviético”, diz o jornal, afirmando que, embora seja pacifista, Angela Merkel entendeu essa realidade e decidiu agir.

O jornal também alerta que as sanções ocidentais impostas à Rússia tornaram Putin ainda mais perigoso. “Sem receitas de petróleo e gás, o respaldo interno de Putin repousa agora na sua capacidade de mobilizar a fúria nacionalista contra a suposta tentativa da Otan e da União Europeia de “subjugar a mãe Rússia”, finaliza a reportagem.

Fontes:
Financial Times-Ukraine is only part of Putin’s game plan
O Globo-Merkel e Hollande pressionam Putin por paz na Ucrânia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *