Início » Internacional » Angela Merkel é reeleita para terceiro mandato
Alemanha

Angela Merkel é reeleita para terceiro mandato

Ampla vitória não foi suficiente para garantir a maioria absoluta no Parlamento

Angela Merkel é reeleita para terceiro mandato
Angela Merkel pode se tornar a líder europeia mais longeva no poder (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi reeleita neste domingo, 3, para um terceiro mandato à frente da maior economia da Europa.

Embora tenha assegurado o cargo, Angela Merkel não obteve a maioria absoluta no Bundestag, o Parlamento alemão.

A União Democrata Cristã (CDU), partido da chanceler alemã, recebeu 41,5% dos votos, um avanço de quase 8% em relação às eleições de 2009. A ampla vitória, no entanto, não foi suficiente para garantir 304 das 606 cadeiras do Parlamento.

Angela Merkel agora terá que negociar uma “grande coalizão” para formar o governo, o que provavelmente deverá ser feito com o Partido Social-Democrata (SPD), que obteve 25,7% dos votos.

O FDP, aliado liberal do CDU, ficou de fora do Parlamento pela primeira vez na história da República Federal Alemã. O partido não conseguiu atingir o mínimo de 5% dos votos necessários para enviar representantes ao Bundestag.

Especula-se que Angela Merkel também possa recorrer a uma parceria com os Verdes, que receberam 8,3% dos votos. O partido, no entanto, perdeu 2,3 pontos em relação a 2009.

Já a esquerda radical Die Linke obteve 8,6% dos votos. O índice de participação nas eleições legislativas da Alemanha foi de 71,5%.

Angela Merkel é a terceira pessoa a conquistar um terceiro mandato na história da Alemanha. Caso cumpra o mandato até pelo menos 2017, ela se tornará a líder europeia mais longeva no poder.

Fontes:
G1 - Angela Merkel vence legislativas na Alemanha sem maioria absoluta

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Filipe Vargas disse:

    Quando é o Hugo Chávez que se elege pela terceira vez a imprensa cai em cima dizendo que se trata de uma ditadura e que ele queria se perpetuar no poder, aquilo era um absurdo, enfim, dois pesos e duas medidas.

  2. Aloisio disse:

    Se essa Onda de terceiro mandato pega, Fico com muito “MEDO” que queiram tentar emplacar isto no Brasil.
    Terceiro mandato sempre cheira a 3º Reich.

  3. Mauricio Fernandez disse:

    Senhor Felipe Vargas, temos muitas ‘imprensas’. Lembro de uma que serviu de algoz a Fujimori que ergueu um país que ‘não existia mais como tal’ perante o mundo. Não passava de um pedaço de terra onde inexistia lei, ou qualquer outro tipo de ordenamento que não fosse o do crime e das drogas. Angela Merkel merecidamente é conduzida para um terceiro mandato com uma plataforma simples e poderosa onde em primeiro lugar estão os alemães e em segundo lugar a Alemanha. Infelizmente ainda persistem aqueles que reprovam iludidos por uma imprensa tendenciosa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *