Início » Internacional » Angela Merkel não tentará se reeleger como chanceler
ALEMANHA

Angela Merkel não tentará se reeleger como chanceler

Chanceler alemã afirmou que deixará o cargo no fim do mandato, em 2021

Angela Merkel não tentará se reeleger como chanceler
Angela Merkel é chanceler da Alemanha há 13 anos (Fonte: Wikimedia)

Em declaração à imprensa nesta segunda-feira, 29, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou que desistiu de concorrer mais uma vez à liderança do governo e que, portanto, deixará o cargo no fim do mandato, em 2021.

Angela Merkel, que é chanceler da Alemanha há 13 anos, também informou que não irá mais se candidatar à presidência do Partido Democrata Cristão (CDU), do qual está à frente há 18 anos.

“Em primeiro lugar, no próximo congresso do partido CDU em dezembro, em Hamburgo, eu não me apresentarei novamente como candidata para presidente da CDU […] Em segundo lugar, esse quarto mandato é meu último como chanceler da Alemanha. Na eleição federal em 2021, eu não me apresentarei novamente como candidata a chanceler, nem como candidata ao Parlamento, e… não buscarei mais nenhum cargo político”, anunciou Angela Merkel.

A Deutsche Welle informou que o jurista Friedrich Merz é um dos nomes apontados como possíveis sucessores de Angela Merkel como presidente do Partido Democrata Cristão.

No último domingo, 28, o partido de Angela Merkel perdeu apoio eleitoral nas eleições regionais de em Hessen. Embora tenha ficado à frente, com 27% dos votos, o CDU perdeu 11,3 pontos percentuais em relação à eleição de 2013. O Partido Verde conquistou 19,8% dos votos, assim como o Partido Social-Democrata.

Fontes:
G1 - Merkel abre mão da presidência do seu partido e vai deixar governo no fim do mandato

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *