Início » Internacional » Anticoncepcional masculino está perto de virar realidade
métodos contraceptivos

Anticoncepcional masculino está perto de virar realidade

Equipe de pesquisadores australianos cria pílula capaz de impedir que esperma seja liberado durante a relação

Anticoncepcional masculino está perto de virar realidade
Pílula tem efeito eficaz e reversível (Reprodução/Discovery News)

Pesquisadores australianos conseguiram desenvolver uma pílula anticoncepcional masculina eficaz e reversível. Até o momento, os únicos métodos contraceptivos masculinos eram o preservativo e a vasectomia, cirurgia cujos efeitos são irreversíveis.

Tentativas anteriores de criar uma pílula anticoncepcional masculina não foram bem sucedidas. Algumas pílulas tinham como foco impedir a produção de esperma, o que é muito difícil devido ao grande número de espermatozoides produzidos pelo homem. Essas pílulas também apresentam risco de afetar futuros filhos.

Outras pílulas se concentravam em alterar o mecanismo hormonal para produzir esperma defeituoso, mas resultavam em efeitos colaterais intoleráveis.

Liderados pelo médico Sabatino Ventura, da Monash University, na Austrália, a equipe de pesquisadores adotou outro tipo de abordagem. A pílula criada pela equipe australiana remove geneticamente duas proteínas do organismo, a Alfa-1 e a P2X1. Como resultado os espermatozoides deixam de ser ejaculados durante a relação.

Testes feitos com ratos mostraram resultados positivos. Os ratos tiveram a proteína removida, mas conseguiram copular normalmente. Eles também foram capazes de gerar crias saudáveis quando tiveram o esperma introduzido em óvulos de fêmeas.  O estudo foi publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fontes:
The Independent-Male contraceptive pill brought a step closer

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *