Início » Internacional » Apartamento secreto na Torre Eiffel é aberto para visitação
Quarto secreto

Apartamento secreto na Torre Eiffel é aberto para visitação

Pequeno quarto construído por Gustav Eiffel para uso pessoal no terceiro nível da torre estava fechado e foi reaberto com os móveis originais

Apartamento secreto na Torre Eiffel é aberto para visitação
Pequeno apartamento na torre causou inveja na elite pariesiense e muitos fizeram ofertas de aluguel a Eiffel (Foto: Reprodução/Serge Melki/Creative Commons)

Quando a Torre Eiffel foi inaugurada, em 1889 para que todas as pessoas a aplaudissem e admirassem, seu projetista, Gustav Eiffel, foi coberto de elogios. Porém, como se não fosse suficiente, foi revelado que ele construiu um pequeno apartamento para uso próprio próximo ao topo da maravilha do mundo, causando inveja na elite parisiense.

Localizado no terceiro nível da torre, o apartamento de Eiffel não é grande, mas aconchegante. O local contrasta com o resto da construção, feita exclusivamente em aço industrial. De acordo com o escritor Henri Girard, as paredes são cobertas com papel em estampas vivas, alguns móveis de madeira e até mesmo um piano de cauda. Junto ao quarto existe uma pequena área de laboratório com engrenagens e experimentos.

Assim que a notícia se propagou na alta sociedade parisiense, muitas ofertas chegaram aos ouvidos de Eiffel. Segundo ele, propostas astronômicas para alugar o espaço, ao menos por uma noite, foram feitas. Todas elas foram recusadas, pois o desenhista optou por usar o local como um refúgio para reflexão.

Hoje, depois de ficar fechado por anos, o apartamento foi aberto para visitação. Os móveis são os mesmos e há um par de manequins de Eiffel e Thomas Edison, um dos convidados ilustres do criador da torre no apartamento.

Fontes:
Slate-The Eiffel Tower’s Secret Apartment

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *