Início » Internacional » Após acordo com Grécia, Macedônia deve mudar de nome
LONGO IMPASSE

Após acordo com Grécia, Macedônia deve mudar de nome

Desde a independência da Macedônia da Iugoslávia, em 1991, a Grécia reivindica a troca para evitar qualquer relação com a província grega de mesmo nome

Após acordo com Grécia, Macedônia deve mudar de nome
Impasse já dura 27 anos (Fonte: Reprodução/Pixabay)

Após um longo impasse que já dura 27 anos, a Grécia e a Macedônia anunciaram nesta ter-feira, 12, que concordaram com a mudança de nome da Macedônia, que deverá se chamar República da Macedônia do Norte.

O acordo, feito entre o primeiro-ministro da Grécia e o da Macedônia, não foi bem visto pelo presidente macedônio, Gjorge Ivanov, e pelo líder do principal partido da oposição, o conservador VMRO-DPMNE.

Ivanov ressaltou que um acordo desse tipo precisa de amplo consenso nacional para que “não viole a dignidade dos cidadãos”. Como é presidente e precisa assinar todas as leis, a oposição de Ivanov ao acordo pode provocar atrasos.

É preciso que a Macedônia realize uma mudança em sua Constituição para que o novo nome possa ser oficializado, o que pode ser um problema com a oposição do presidente. Posteriormente, o acordo anunciado nesta terça ainda precisa ser ratificado no Parlamento grego.

Em entrevista coletiva após conversar por telefone com o premier da Grécia, Alexis Tsipras, o premier da Macedônia, Zoran Zaev, disse que “não há volta […] É um bom acordo porque cumpre todos os requisitos gregos”.

Desde a independência da Macedônia da Iugoslávia, em 1991, a Grécia reivindica que a Macedônia mude seu nome a fim de evitar qualquer relação com a província grega de mesmo nome, onde nasceu o antigo rei Alexandre, o Grande.

Fontes:
G1 - Grécia entra em acordo com a Macedônia para seu novo nome: República da Macedônia do Norte
Portal Exame - Há 27 anos, o nome da Macedônia é um problema para o país. Entenda

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *