Início » Internacional » Após cinco anos de renovação e polêmica, Museu Picasso é reaberto ao público
Cultura

Após cinco anos de renovação e polêmica, Museu Picasso é reaberto ao público

O museu, uma mansão histórica do século XVII, reabriu em 25 de outubro

Após cinco anos de renovação e polêmica, Museu Picasso é reaberto ao público
Mais de 400 obras estão distribuídas em cinco andares (Reprodução/The Economist)

O Museu Picasso simboliza a união de Pablo Picasso com Paris, sua cidade amada, onde morou. Os 5 mil trabalhos da sua coleção pertenciam ao próprio Picasso e foram doados ao Estado francês, pelos seus herdeiros, no lugar do imposto de herança. O museu, uma mansão histórica do século XVII, no luxuoso bairro do Marais, reabriu em 25 de outubro, após uma renovação de cinco anos que custou US$ 65 milhões.

O novo museu faz jus a tanta espera; graças ao arquiteto Jean-François Bodin, o museu tem o dobro do espaço anterior e suas coleções são expostas de maneira mais coerente, depois da reorganização. Mais de 400 obras – de 1895, quando Picasso tinha 14 anos, a 1972, um ano antes da sua morte – estão distribuídas em cinco andares.

Um dos pontos fortes do novo arranjo são as esculturas; o museu tem praticamente todas as esculturas feitas por Picasso, e muitas estão à mostra lado-a-lado com quadros e outras mídias, para acentuar as ligações entre esses meios.

No quarto cubista, um “Violão” minúsculo e delicado – feito em 1912 de papelão e jornal – é exposto dentro de uma redoma de vidro, junto a uma das obras-primas do museu, “Natureza Morta com Cadeira de Palha” (também de 1912), a primeira colagem da arte moderna.

No próximo outono, o museu irá colaborar com exposições em outros locais: uma sobre Picasso e arte contemporânea no Grand Palais em Paris, e outra sobre as esculturas de Picasso no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. As coleções do museu serão reorganizadas e grande parte das esculturas serão mandadas para os Estados Unidos. Mais uma razão para visitar Paris ano que vem.

 

Fontes:
The Economist-Home and away

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *