Início » Internacional » Após hiato de dez anos, Nasa retoma programa de viagens espaciais
nave Orion

Após hiato de dez anos, Nasa retoma programa de viagens espaciais

A viagem inaugural da 1ª nave espacial da Nasa depois dos space shuttles, capaz de transportar passageiros dará início a uma nova era da exploração espacial

Após hiato de dez anos, Nasa retoma programa de viagens espaciais
Orion é o veículo espacial substituto do projeto dos space shuttles (Reprodução/Internet)

Orion é a primeira nave espacial tripulada dos Estados Unidos após um intervalo de 33 anos. Mas se e quando a Orion, ou Orion Multi-Purpose Crew Vehicle, estiver pronta para transportar passageiros (um projeto previsto para 2021), a Nasa, depois de um hiato de dez anos, retomará o programa de viagens espaciais para transporte de passageiros.

Orion é o veículo espacial substituto do projeto dos space shuttles, cuja nave Atlantis voou pela última vez em 2011. Mas enquanto essas naves tinham o objetivo de ser um “ônibus espacial” para lançamento de satélites em órbitas de baixa altitude ao redor da Terra e transporte de passageiros para a Estação Espacial Internacional, Orion marca o retorno às ambições grandiosas do programa espacial dos EUA.

Inicialmente, a Orion foi projetada para seguir os ônibus espaciais em sua órbita em torno da Terra. Mas, na verdade, o objetivo principal é usá-la no transporte de astronautas para outros corpos celestes impulsionada pelo Space Launch System (SLS), o novo foguete gigante projetado pela Nasa. Alguns falam na Lua, embora a Nasa não esteja interessada. Porém a agência planeja uma viagem de astronautas a um asteroide, ou a Marte.

Fontes:
The Economist-This time it’s different...

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *